2 de maio de 2024

Suzano e Cirad firmam parceria para conservação na Amazônia

Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir de árvores plantadas de eucalipto, e o Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), organização francesa de pesquisa e cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável nas regiões tropicais e mediterrâneas, anunciam parceria e assinatura de um Protocolo de Intenções, realizadas nesta segunda-feira (29/04), na Embaixada da França, em Brasília (DF).

O objetivo da iniciativa é estreitar a colaboração e o compartilhamento de esforços para desenvolver ações conjuntas de geração de renda e conservação ambiental nos Estados do Pará e do Maranhão, especialmente voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. As organizações desenvolverão estratégias para construir um programa voltado ao desenvolvimento sustentável dos territórios, mobilizando parceiros técnicos e financeiros para contribuírem com a iniciativa e seus impactos.

O CIRAD está envolvido na Amazônia desde a década de 1990, e com seus parceiros no estado do Pará, articula projetos que combinam pesquisa, treinamento e desenvolvimento em resposta aos desafios da região. Já a Suzano está no contexto amazônico com operações nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, e dedica cerca de 311 mil hectares para a conservação ambiental.

Desse total, cerca de 53 mil hectares estão protegidos em Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVC), locais com atributos excepcionais ou críticos para o meio ambiente e a sociedade. Somente em 2023, a Suzano investiu mais de R$ 9 milhões em programas e projetos de geração de renda na região, beneficiando 119 organizações sociais e mais de 19 mil pessoas.

Para o gerente executivo de Desenvolvimento Social da Suzano, Giordano Bruno Automare, a parceria estratégica entre Cirad e Suzano é um passo fundamental para promover o desenvolvimento sustentável nas regiões do Pará e Maranhão. “Parcerias como esta nos dão a oportunidade de ampliar a nossa atuação social em locais estratégicos, especialmente a região amazônica”, afirma Automare. “É muito gratificante contar com parceiros que possuem valores e premissas semelhantes aos nossos nessa jornada de desenvolvimento socioambiental, e que vão ao encontro do nosso compromisso de retirar 200 mil pessoas da linha da pobreza até 2030, aliando geração de renda e conservação da biodiversidade em um bioma tão especial”.

O Diretor Regional do Cirad no Brasil, Pierre Marraccini, reforça a importância da parceria: “Estamos animados com a perspectiva de iniciar essa relação privilegiada com a Suzano, para arquitetar juntos um grande projeto aliando ciência, investimentos, engajamento local em prol do desenvolvimento sustentável na Amazônia, uma região estratégica para o planeta e a humanidade. Será também uma maneira de valorizar de uma nova forma todo o histórico e o saber-fazer que construímos com ilustres parceiros amazônicos”.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.