Seguro rural chega a R$ 1,18 bilhão em 2021! Por Riba Ulisses

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O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPAapa) aplicou R$ 1,18 bilhão em subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), o que permitiu auxiliar financeiramente a contratação de 217.934 apólices.
Elas foram contratadas pelos produtores rurais em todas as regiões do país e totalizaram cerca de 14 milhões de hectares segurados.
Já o valor total segurado representou R$ 68,3 bilhões.

Foi a primeira vez que o PSR atingiu mais de R$ 1 bilhão.
Um crescimento de 34% em relação a 2021.
Um sinal de que o produtor rural brasileiro cada vez mais entende a importância de plantar com a proteção do seguro e as recomendações do Zoneamento Agrícola de Risco Climático.
Principalmente com os sucessivos problemas climáticos observados nos últimos anos.

Apenas nos dois primeiros meses deste ano, as seguradoras já pagaram aos produtores aproximadamente R$ 4,5 bilhões em indenizações.
Por causa de problemas ocorridos nas lavouras de soja e milho verão na região Centro-Sul.
Em 2021, o total pago em indenizações pelas seguradoras aos produtores foi de R$ 5,4 bilhões.
Para 2022, está previsto o orçamento inicial de R$ 990 milhões para o Programa.

O produtor que tiver interesse em contratar o seguro rural deve procurar um corretor ou uma instituição financeira que comercialize apólice de seguro rural.
Atualmente, 16 seguradoras estão habilitadas para operar no PSR.
O seguro rural é destinado aos produtores, pessoa física ou jurídica, independentemente de acesso ao crédito rural.

A subvenção econômica concedida pelo Ministério da Agricultura pode ser pleiteada por qualquer pessoa física ou jurídica que cultive ou produza espécies contempladas pelo Programa.
A partir de 2022, o percentual de subvenção ao prêmio será fixo em 40% para todas as culturas/atividades, exceto para a soja, cujo percentual permanece fixo em 20%.
Essa regra vale para qualquer tipo de produto e cobertura, conforme as regras do PSR.

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

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