O Ministério Público de Mato Grosso proibiu o plantio da soja no estado em fevereiro. Na verdade, a Aprosoja – MT apresentou um estudo para que fosse ampliado o período de semeadura da oleaginosa para a produção de sementes. A ação acabou causando protestos de pesquisadores por causa da ferrugem asiática. Para piorar, o Ministério Público ainda suspendeu novos experimentos com sementes.
O documento determina ainda que todos os “conflitos” que possam nascer das discussões sobre essa pauta contem com a participação e mediação do Ministério Público. Se medidas iguais fossem tomadas no passado, não haveria safrinhas. A proibição burocrática do desenvolvimento tecnológico pode causar mais problemas que soluções. As instituições deveriam dedicar mais tempo com o controle da doença do que com as barreiras burocráticas. No Brasil, tudo acaba na Justiça. Até se você xingar o juiz que não deu um pênalti para o seu time. Nossa alma lusitana gosta de sofrer e se lamentar ao invés de andar para a frente!
Publique na Copavel!
As equipes das Plataformas AgroRevenda e programa Fala Carlão, do Grupo Publique, segue para mais uma edição do Show Copavel, que começa nesta segunda-feira, dia 3 de fevereiro. Tomando chuva de Campinas a Londrina, no Norte do Paraná. E torcendo para o clima não prejudicar a colheita da safra de verão.