Inflação nos EUA sobe 1% em maio! Por Riba Ulisses

Compartilhe:

O índice de preços ao consumidor nos Estados Unidos (CPI, na sigla em inglês) subiu 1% em maio, na comparação com abril.
Os dados são do Departamento do Trabalho americano.
Na comparação com abril de 2021, a alta foi de 8,6%, o pior resultado em 12 meses desde dezembro de 1981.

Já o núcleo de inflação, que exclui alimentos e energia (cujos preços são mais voláteis), subiu 0,6% na comparação mensal e 6,0% na anual.
Os dados vieram bem acima do esperado pelo mercado.
O aumento de preços nos EUA é o ponto principal de atenção dos mercados porque o Federal Reserve, o Banco Central americano, está elevando as taxas de juros e cortando seu balanço patrimonial para tentar conter a escalada dos preços.

Após a divulgação do indicador, o rendimento de curto prazo dos títulos do Tesouro americano dispararam (para 2,908%, uma alta de 0,091 ponto percentual), e os índices futuros em Nova York se firmam no negativo (o Dow Jones futuro recua 0,85%; o S&P 500 futuro, 1,06%; e Nasdaq futuro, 1,48%).

O Departamento de Comércio dos EUA informou que o aumento de preços em maio foi generalizado, com os índices de moradia, gasolina e alimentação sendo os que mais contribuíram para a inflação.
Os preços de energia subiram 3,9% no mês e gasolina ficou 4,1% mais cara.
Comida subiu 1,2% e alimentação em casa, 1,4%.

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

Leia também

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.