21 de fevereiro de 2021

Defensivos enfrentam alta nos preços! Por Riba Ulisses

A cadeia de produção de alimentos começou o ano com graves preocupações.
O contexto econômico mundial, bastante impactado pela Covid-19, segue uma tendência de alta nos preços de matérias-primas e embalagens.
E ainda aumento no custo logístico nacional e internacional.
Os obstáculos têm potencial para prejudicar a população do Brasil.
A escassez de ativos básicos para a indústria de defensivos é apenas um dos problemas enfrentados.

O alerta vem do presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), Julio Borges.
Ele é incisivo.
“A valorização da moeda chinesa em relação ao dólar, impulsionada pela perspectiva de crescimento desse país, que deve atingir seu maior pico em dois anos, e o aumento generalizado do custo das matérias-primas e embalagens, como papelão e resinas, têm pressionado a indústria nacional a reajustar seus preços para a próxima safra”.

Julio acrescenta que o cenário é agravado pela depreciação do real em relação à moeda norte-americana, já registrado ao longo do ano passado.
A perda cambial para o setor de insumos agrícolas foi de 18,5% em 2020.
As empresas do setor não conseguiram fazer o repasse integral do aumento dos custos no ano passado, algo que vai acontecer em 2021.

Falando de logística, o Sindicato informa que o frete marítimo dobrou nos últimos três meses e continua com tendência de alta no curto prazo, principalmente em razão da insuficiência de contêineres e navios no mercado global, problema que pode atingir seu ápice ainda neste primeiro semestre.

E a avaliação final é de que o setor enfrentou um 2020 muito difícil com pandemia, variação cambial e falta de matérias-primas.
E mal começou 2021, também está sendo impactado pelo aumento de impostos nas operações interestaduais a partir do Estado de São Paulo.

O Sindiveg representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 79 anos, reúne 26 associadas, aproximadamente 40% do setor.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.