AgroRevenda apoia a ‘Agricultor de Valor 2023’! Por Riba Ulisses

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A CropLife Brasil acaba de lançar a Campanha Agricultor de Valor 2023, que tem como objetivo conscientizar agricultores e a agricultoras sobre os riscos da utilização de insumos ilegais nas lavouras.
Além de orientar sobre os perigos desse mercado ilícito, a iniciativa oferece um canal 100% seguro e anônimo de denúncias, onde o usuário pode apontar o comércio, transporte e o uso de produtos ilegais em qualquer propriedade rural.
A campanha é composta por peças produzidas para as redes sociais da CropLife Brasil e terá espaço em importantes veículos do trade do agronegócio, 
de junho a novembro deste ano.

A ação foi desenvolvida pela CropLife Brasil e conta com o apoio da ADICER (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Cerrado), ANDAV (Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários), InpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), Receita Federal, Sindicato Rural de Uberlândia e Sindiveg (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal).

A incidência do contrabando de insumos agrícolas ilegais vem aumentando consideravelmente nos últimos anos.
É possível observar a dimensão do problema analisando o número de apreensões, que é crescente.
De 2019 a 2022, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) registrou a apreensão de mais 925 toneladas de agrotóxicos ilegais em vários estados do País.

Somente a Operação Controle Brasil, coordenada pelo Ministério da Justiça, registrou a apreensão de 189 toneladas de defensivos químicos agrícolas irregulares em um período de três meses em 2022.
Segundo informações do Observatório de dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Rio Grande do Sul tornou-se uma das principais portas de entrada de agrotóxicos ilegais no Brasil.
Foram cerca de 65 toneladas apreendidas no Estado durante o período.

O Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil, Nilto Mendes, explica que uma série de fatores justificam o avanço das apreensões em todo o Brasil.
Um deles é a conscientização e  troca de informações entre órgãos de segurança pública, de defesa vegetal e da agricultura, do meio ambiente e aduaneiros.
E reforça: “Os insumos de origem ilegal são uma grande ameaça para a agricultura brasileira e a saúde de quem maneja e de quem consome alimentos cultivados com esses insumos. Por isso, é preciso conscientizar os produtores rurais da gravidade da situação e disponibilizar canais para denúncias dessas práticas ilegais”, alerta Mendes.

O especialista reforça que muitos produtores optam por utilizar esse tipo de produto pelo baixo custo e a falsa promessa de eficiência, muitas vezes alheios aos perigos e aos impactos que estes insumos ilegais podem oferecer.
Nilto Mendes salienta que s
omente por meio da educação e conscientização é que vamos reverter a adoção de insumos ilegais, que infelizmente está em alta.
E que os agricultores e agricultoras de valor precisam entender como agir em situações como essa.
O comércio, transporte, armazenamento e o uso de insumos ilegais é crime”.

A campanha tem o apoio total de todos os canais de comunicação do Grupo Publique e da Plataforma AgroRevenda.

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne empresas, especialistas e instituições que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos.
Criada em 2019, a organização é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente.
Com a adoção do novo posicionamento, representado pelo slogan, #ConectadosPeloCampo e #JuntosPeloFuturo, a CLB reforça seu compromisso como geradora de soluções para os desafios complexos que envolvem os sistemas alimentares e a agricultura em todo o mundo e ressalta a importância de um esforço conjunto para a construção de um futuro mais sustentável.

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

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