É muito melhor do que Carnaval. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Teresa Cristina informou no início da noite desta sexta-feira, dia 21, que os Estados Unidos reabriram o mercado de carne bovina “in natura” para exportações do Brasil. Teresa avisou pelo twitter, com a ponderação, calma e sobriedade que esbanja desde que assumiu o Ministério. Os EUA paralisaram as importações em junho de 2017, alegando que embarques haviam falhado em testes de segurança alimentar. Problemas com reações provocadas nos animais como consequência de vacinações contra febre aftosa.
O governo brasileiro ainda vai precisar enviar uma lista de empresas aprovadas a exportar para os americanos.
É carne moída. Para gringo misturar com gordura e fazer hambúrguer. Volume minúsculo. Uma miséria em termos de faturamento. Mas uma porta reaberta para a economia mais competente do planeta há 130 anos, ‘meca’ do consumo exigente e modelo na Terra.
Excelente notícia para pecuarista, veterinário, indústria, distribuidora de insumos, Mapa, professores, alunos, trader´s, cooperativas, mídias…
Que todos os elos da cadeia produtiva de carne bovina brasileira não repitam o erro e aprendam de vez que o mundo mudou. E passem a fornecer alimento, segurança alimentar, sanitária, com sustentabilidade, informação e transparência às sociedades contemporâneas em cada canto deste mundo. Faz bem, dá dinheiro, propicia saúde, negócios, conhecimento.