Companhia ítalo-japonesa Sipcam Nichino leva portfólio robusto para esses cultivos e se posiciona competitiva ante a escassez de multissítios para soja.
No período de 24 a 28 de fevereiro a Coplacana – Cooperativa dos Plantadores de Cana – realiza a edição 2025 de seu tradicional evento Coplacampo. O evento em Piracicaba (SP) deverá reunir cerca de 150 expositores e é voltado a cooperados e produtores rurais em geral. Entre os expositores, destaque para a Sipcam Nichino Brasil, que apresentará um portfólio inovador e de alta tecnologia para as culturas de cana-de-açúcar, soja e milho.
Para produtores de cana, a companhia foca no inseticida Takumi®, considerado eficaz no controle da broca-da-cana (Diatraea saccharalis). Conforme a fabricante, a solução se mostra efetiva na redução dos chamados ‘colmos brocados’. “A praga ocasiona danos severos. Há impacto negativo no peso e na qualidade da matéria-prima”, ressalta Marcelo Palazim, engenheiro agrônomo da área de desenvolvimento de mercado da Sipcam Nichino. Segundo ele, Takumi® age ainda sobre outras lagartas de difícil controle.
Na cultura do milho, a Sipcam Nichino difunde o novo inseticida Fiera® e o herbicida Click®. De acordo com o engenheiro agrônomo José de Freitas, também da área de desenvolvimento de mercado, Fiera® está revolucionando o manejo da cigarrinha-do-milho (Daubulis maidis) por ter entre seus atributos o controle eficaz da ninfa do inseto e a consequente quebra do ciclo da praga.
O herbicida Click®, acrescenta Freitas, avança no país em virtude dos resultados acima da média que transfere ao produtor de milho no controle de invasoras de manejo complexo e resistentes a herbicidas, tais como como picão-preto, capim-pé-de-galinha, leiteiro, buva, capim-amargoso e caruru.
Escassez de multissítios em soja – De acordo com Freitas, o fungicida Fezan® Gold será outro diferencial da programação da Sipcam Nichino na Coplacampo 2025. “Essa solução sistêmica e protetora com multissítio, cuja formulação líquida SC à base de água não demanda óleo, traz praticidade e facilidade de manuseio e aplicação.” Fezan® Gold, ele observa, se sobressaiu entre as tecnologias “premium” mais eficazes nos Ensaios de Rede da última safra, no controle da ferrugem asiática e de outras doenças da soja.
Ainda segundo Freitas, neste momento em que o mercado passa por um período crítico de escassez de fungicidas protetores ou multissítios, a Sipcam Nichino reúne plenas condições para atender em boa medida a essa demanda reprimida, através do fornecimento normal de Fezan® Gold.
Outro atrativo será a plataforma de bioestimulantes da companhia, multiculturas, formada pelos itens Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde. “Tornam os processos fisiológicos mais eficientes no ciclo da cultura, além de reduzir o estresse de plantas ante o efeito de condições climáticas adversas de umidade e temperatura. Ativam ainda processos naturais de defesa de cultivos”, resume o engenheiro agrônomo Marcelo Palazim.
Criada em 1979, a Sipcam Nichino resulta da união entre a italiana Sipcam, fundada em 1946, especialista em agroquímicos pós-patentes e a japonesa Nihon Nohyaku (Nichino). A Nichino tornou-se a primeira companhia de agroquímicos do Japão, em 1928, e desde sua chegada ao mercado atua centrada na inovação e no desenvolvimento de novas moléculas para proteção de cultivos.