Promip destaca baculovírus no Congresso Andav e mira exportação

Compartilhe:

Lagarta infectada com baculovírus. Foto: Daniel Ricardo Sosa Gomes

A Promip estará presente no Congresso Andav 2025, onde vai apresentar pela primeira vez ao público presente seu extenso portfólio de defensivos biológicos, com destaque para o baculovírus (vírus com ação inseticida), que é vendido em canais de distribuição com marca própria, mas também via parceiros B2B. O Congresso acontece de 05 a 07 de agosto, em São Paulo, capital, e deve contar com mais de 15 mil participantes.

A Promip tem capacidade de produzir mais de 100 toneladas do baculovírus por ano. O inseticida é usado especialmente em grandes culturas como milho, soja, algodão e hortaliças. De 2021 a 2024, a área tratada com produtos à base dos baculovírus produzidos pela companhia cresceu de 500.000 hectares para mais de 2 milhões de hectares. Para 2028, a Promip projeta uma capacidade de produção para atender uma área de aproximadamente 10 milhões de hectares, reforçando sua posição de liderança

Marcelo Poletti, CEO da Promip, destaca que a empresa também está de olho no mercado internacional, com a exportação do bioinseticida produzido no Brasil, principalmente para a América Latina, mercado em franca expansão. Segundo dados da DunhamTrimmer – International Bio Intelligence, o mercado global de biológicos deve atingir US$ 30 bilhões até 2030, com taxa de crescimento anual composta de 10,42%. “Para a América Latina, especialmente o Brasil, isso representa uma oportunidade histórica de liderança em um setor estratégico para o futuro da agricultura sustentável”, explica Poletti.

O baculovírus é um vírus que infecta exclusivamente insetos, especialmente lagartas, sendo altamente específico para algumas das principais pragas-alvo. O ciclo de infecção se inicia quando a lagarta ingere partículas virais, presentes em folhas contaminadas, e em questão de dias, o inseto infectado morre, liberando os vírus no ambiente, prontos para infectar outras lagartas.

Diferente de outros agentes biológicos, como bactérias e fungos, que são cultivados em biorreatores industriais, os baculovírus se multiplicam no corpo de lagartas. Esse processo de produção é complexo e envolve várias etapas altamente controladas, garantidas pela estrutura fabril da Promip.

Estudos da Embrapa, que desenvolveu o BaculoMIP em parceria com a Promip, mostram que o uso do baculovírus pode alcançar uma eficiência de controle superior a 80% em algumas culturas, como soja e milho, dependendo das condições climáticas e da densidade populacional da praga.

A Promip é uma empresa de base tecnológica que reúne em seu portfólio produtos biológicos para a implementação de Programas de Manejo Integrado de Pragas. A companhia é pioneira na produção e comercialização de biodefensivos no Brasil.

plugins premium WordPress