Novo produto Krilltech potencializa o crescimento da cana-de-açúcar

Compartilhe:

Sugarcane field with plants growing

KrillGrowth melhora a performance da planta e foi apresentado oficialmente no CanaTech 2024; tecnologia é exclusiva da empresa brasiliense.

 

O CanaTech, um dos principais eventos técnicos do setor sucroenergético, foi palco para o lançamento do inovador KrillGrowth, da Krilltech. Desenvolvido a partir de uma mistura de Carbon-dots (Quantum dot de Carbono) complementares, a nova solução maximiza o potencial produtivo dos canaviais. Assim como o primeiro produto da Krilltech, o Arbolina, o KrillGrowth utiliza um mix de Carbon-dots, especificamente desenvolvidas para potencializar de maneira natural os processos fisiológicos vitais dentro da planta, ampliando sua performance produtiva. Exclusiva, a tecnologia otimiza o enraizamento e perfilhamento e aumenta o diâmetro dos colmos da cana-de-açúcar, elementos fundamentais para um canavial resistente, robusto e produtivo.

Originalmente, a tecnologia Krill A32, que gerou os Carbon Dots, nasceu da colaboração entre a Krilltech, a Universidade de Brasília (UnB) e a Embrapa, a partir de pesquisas sobre materiais nanométricos com propriedades únicas que sinalizam processos fisiológicos primários e secundários nas plantas.“O KrillGro wth, por exemplo, é composto pelos Carbon Dots 1 e 2, que desempenham papéis cruciais na maximização da produção e metabolismos de açúcares e na distribuição eficiente destes por toda a planta. Além disso, elevaram a altura dos exemplares em até 29% e o diâmetro em até 6%, sem perder a qualidade”, revela Marcelo Rodrigues, sócio fundador da Krilltech.

Outros benefícios promovidos pelo novo produto nos campos de cana incluem: aumento do número de perfilhos viáveis (+9%); maior estímulo e equilíbrio hormonal; melhor absorção de nutrientes; maior desenvolvimento radicular; e aumento da interação da planta com a microbiota benéfica do solo. “Todos esses resultados foram comprovados por meio de testes de campo com usinas parceiras e instituições de pesquisas agrícolas. Ou seja, estamos colocando no mercado um produto diferenciado e que realmente promove os benefícios energéticos naturais que usinas e produtores buscam,” destaca Everton Molina, diretor de marketing da Krilltech.

Principal evento técnico do setor sucroenergético do Brasil, o CanaTech 2024 foi realizado no dia 6 de junho, em Uberaba, Minas Gerais. Criado e organizado pela MSFernandes Consultoria Agrícola, a iniciativa visa fortalecer o cenário sucroenergético nacional por meio de palestras, debates e exposições de relevantes nomes do setor, como especialistas, usinas, produtores e empresas. Mais informações: https://canatech.com.br/.

Sobre a Krilltech – Nascida como uma startup nos laboratórios da Universidade de Brasília (UnB), a Krilltech é hoje uma companhia direcionada para o agro, tendo como carro-chefe uma tecnologia exclusiva constituída de nanomateriais carbonáceos que melhoram a performance produtiva e nutricional das plantas. A empresa, que tem participação societária do Grupo Casa Bugre, está focada agora no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos bioativos e sustentáveis, inclusive por meio da plataforma AgriForLife, criada para difundir conhecimento, capacitação de talentos, técnicos e produtores, além defomentar e incubar startups no seu Centro Integrado de Tecnologia e Inovação (CITI).

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.