11 de dezembro de 2022

Koppert no Brasil lança inseticida biológico Buick contra Spodoptera 

A lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) é uma praga de difícil controle e que ataca importantes culturas comerciais como soja, milho e feijão. Para um controle efetivo e sustentável dessa lagarta, e que ainda pode reduzir em até 23% os custos na cultura da soja, a Koppert está disponibilizando aos agricultores brasileiros o Buick (vírus SfMPV). O bioinseticida é formulado com o baculovírus, que promove controle estável e prolongado da praga, pode ser utilizado no manejo de resistência a inseticidas e culturas transgênicas, além de promover redução de riscos e custos. Segundo estudos feitos pela Koppert na safra 2019/20, o produto também promoveu redução de 11% nos custos nas lavouras de feijão. Já na cultura da soja, gerou resultados positivos em 80% das áreas aplicadas devido ao controle efetivo de Spodoptera. Para a oleaginosa, foram feitos 700 ensaios, durante 4 safras, em 12 estados brasileiros.

Marcelino Borges Brito, coordenador de desenvolvimento agronômico da Koppert Brasil (Foto ao alto), explica que o bioinseticida age por ingestão do vírus pela lagarta. “Após a aplicação do produto sobre as folhas, as lagartas que se alimentam da área tratada e ingerem partículas virais que se replicam no corpo da praga, provocando sua morte. Após a morte, as lagartas se liquefazem, espalhando um líquido contendo o vírus, que ao ser ingerido por outras lagartas, causa um novo ciclo de infecção.” Além de sua eficiência comprovada no controle da lagarta-do-cartucho, o Buick não afetando os inimigos naturais da praga e não deixa resíduos nas plantas e no meio ambiente. “Trata-se de uma tecnologia inovadora no manejo da lagarta que também pode ser utilizado para prevenir a resistência da praga aos pesticidas químicos”, explica Brito.

Sobre a Koppert
A Koppert Biological Systems está presente no Brasil desde 2011, quando iniciou seus primeiros registros. Atualmente, conta com três modernas instalações fabris: a unidade de microbiológicos, localizada na cidade de Piracicaba, e a de macrobiológicos e de formulações, na vizinha Charqueada, ambas no estado de São Paulo. A empresa possui infraestrutura completa para atender à crescente demanda do mercado agrícola por defensivos biológicos, tornando a agricultura brasileira mais sustentável, saudável, regenerativa e em harmonia com a natureza. Com processos produtivos padronizados, seguros e altamente tecnificados, garante confiabilidade e qualidade ao seu completo portfólio de produtos, além da aplicação de macrobiológicos via drones, por meio da Natutec. A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical, é parceira do SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) e com o Gazebo, primeiro hub de inovação do agronegócio especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.