Brazilian Fish impulsiona exportação e lança novas opções de pescados

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Com recorde de exportações, Brazilian Fish amplia atuação no mercado internacional incluindo EUA, Japão, Taiwan e Tailândia.

 

A Brazilian Fish, uma das principais empresas brasileiras de pescados, está vivendo um momento de grande expansão no mercado externo. Após reposicionar sua marca, anteriormente focada apenas na tilápia, a empresa agora se consolida como uma referência no setor de pescados, com o lançamento de novos produtos em 2024, incluindo polaca, salmão, merluza, cação e pescada branca. Esses produtos, importados e embalados com a marca BF, ampliaram o portfólio e abriram novas oportunidades de crescimento.

O destaque de 2024 foi o aumento expressivo da exportação, que alcançou o recorde em agosto, com 105 toneladas de produtos enviados ao mercado externo, o equivalente a 20% da produção total. Para efeito de comparação, em janeiro, a empresa exportava apenas 24 toneladas. O filé de tilápia continua sendo o carro-chefe das exportações, enquanto produtos como escamas e pele, enviados há anos para o Japão, reforçam o compromisso da BF com a inovação e o aproveitamento integral dos recursos.

A planta de Santa Fé do Sul (SP), foi fundamental para atender a essa crescente demanda. Com capacidade de produção aumentada de 42 para 75 toneladas, a expectativa é atingir 100 toneladas já no primeiro semestre de 2025. Além disso, a empresa vacina entre 120 e 130 mil peixes por dia, garantindo a qualidade e saúde dos produtos que chegam aos mercados internacionais.

O crescimento da exportação reflete também no desempenho financeiro da Brazilian Fish. O incremento no mix de novos produtos resultou em um aumento de 16% no faturamento anual. Outro fator estratégico é a diversificação geográfica. Enquanto São Paulo e Minas Gerais permanecem como os principais mercados da empresa, com um crescimento de 50% nas vendas na região nos últimos 12 meses, a Brazilian Fish iniciou operações no Sul e no Norte do Brasil há apenas 60 dias, expandindo sua presença para Santa Catarina, Paraná, Manaus e Roraima.

A Brazilian Fish também firmou uma parceria estratégica com o Aeroporto Internacional de Guarulhos, que agora serve como principal elo de exportação de tilápia fresca para os Estados Unidos. A redução no tempo de transporte – de 48 para 36 horas entre a retirada do peixe da água e sua chegada às prateleiras – tem sido um diferencial competitivo para a marca no mercado norte-americano. Inclusive, a empresa participará de feiras internacionais importantes do setor, como a Gulfood 2025, em Dubai (Emirados Árabes Unidos), e a Seafood Expo North America, que acontece em Boston (EUA).

Oportunidades no Mercado Internacional – A recente disputa comercial entre Estados Unidos e China, resultado da constante imposição e remoção de tarifas dos produtos chineses, abre uma oportunidade significativa para produtores brasileiros, como a Brazilian Fish, aumentarem sua participação no mercado norte-americano.

A tilápia é a segunda espécie de pescado mais cultivada do mundo e o Brasil é o quarto maior produtor mundial do pescado, atrás de China, Egito e Indonésia. Com a guerra comercial travada, o Brasil tem condições de substituir grande parte do que hoje é produzido pela China e expandir os negócios nos Estados Unidos, que é o principal consumidor mundial da espécie e teve o Brasil na 2ª posição entre seus maiores exportadores de filé fresco de tilápia em 2024.

Entre janeiro e setembro de 2024, o Brasil exportou 3.116 toneladas, sendo responsável pelo abastecimento de 24% do mercado americano de filé fresco e ocupando a segunda colocação. Além do efeito dos preços, os americanos podem optar por adquirir peixes de qualidade comprovada, como os provenientes do Brasil, e não apenas da China.

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