14 de junho de 2022

BioRacionais EndoFuse® e EndoMaxx® otimizam adubação do solo

A pesquisa microbiológica alcançou altos níveis nos últimos anos, com uma eficiente interação entre as raízes das plantas e os fungos. O ápice dessa conexão são os lançamentos da Sumitomo Chemical MycoApply EndoFuse® e MycoApply EndoMaxx®, soluções BioRacionais (sustentáveis e de origem biológica) que otimizam a adubação do solo, promovendo maior longevidade, saúde e sustentabilidade. Pesquisas da companhia apontam um ganho de produtividade na soja de 5% a 7% e no milho de 4% a 5%. O lançamento das soluções aconteceu no 2º Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja (Enssoja), que acontece em Mogi das Cruzes (SP).

De acordo com a gerente de Tratamento de Sementes da Sumitomo Chemical, Suellen Drumond, os dois lançamentos são à base de quatro espécies de fungos micorrízicos (Glomus mosseae, Glomus aggregatum, Glomus intraradices e Glomus etunicatum). “Eles fazem uma simbiose com a raiz da planta, formando o que a gente chama de hifas micorrízicas, que são estruturas ramificadas nas raízes, o que aumenta a superfície de contato entre a raiz e o solo, elevando, assim, a chance de absorção de água e nutrientes, como fósforo e potássio”, explica. Micorriza é uma interação biológica feita entre as raízes de plantas e os fungos. Dessa forma, segundo Drumond, se tem uma planta mais bem nutrida e hidratada. A maior necessidade dessas otimizações foi percebida na última safra, principalmente no Sul do Brasil, com o estresse hídrico que causou grandes prejuízos ao agricultor.

EndoFuse® e EndoMaxx®
As soluções da Sumitomo Chemical EndoFuse® e EndoMaxx® aumentam consideravelmente a eficiência das raízes das plantas, o que permite ao agricultor colher todo o potencial produtivo, já que desenvolvem um aumento da resistência para atravessar períodos de seca. O EndoFuse® é voltado exclusivamente para o tratamento de sementes (TS). Já o EndoMaxx® pode ser utilizado no sulco de plantio, irrigação e drench, e pode ser misturado com diferentes produtos, como fertilizantes e/ou inseticidas e fungicidas. “Eles vão otimizar a utilização do adubo, sendo mais fácil encontrar no solo água e os nutrientes imóveis, como fósforo e potássio. O sistema radicular é fundamental para isso, garantindo uma planta mais bem nutrida e produtiva”, conta a gerente da Sumitomo Chemical. Drumond destaca que a utilização dessas soluções atuam no fortalecimento das plantas, mas também para algo mais amplo: a qualidade do solo. “Os produtos reforçam a longevidade do solo, principalmente no Brasil, onde se realiza de duas a três safras no ano”, destaca.

Sobre a Sumitomo Chemical
Sediada em Tóquio, no Japão, a Sumitomo Chemical é uma das principais empresas químicas do mundo. Fundada em 1913, está presente em mais de 180 países, com cerca de 32 mil funcionários. Na América Latina opera com soluções para agricultura, nutrição animal e saúde ambiental com o objetivo de promover o bem-estar oferecendo soluções sustentáveis para a produção de alimentos e a saúde da sociedade. No Brasil, a Sumitomo Chemical realiza suas atividades a partir de um escritório central, localizado em São Paulo (SP), um centro de pesquisas em Mogi Mirim (SP) e uma fábrica em Maracanaú (CE), além de contar com unidades de distribuição e equipe técnica altamente capacitada em todo o território nacional. Firmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a companhia é signatária do Pacto Global e promove ações para contribuir com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que estipula metas para transformar o mundo até 2030.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.