De 9 a 11 de setembro, a Bayer participa do XVIII Seminário Nacional Milho Safrinha, em Londrina (PR), considerado um dos principais eventos para a difusão de conhecimento e inovações na cultura. Os visitantes poderão conhecer o portfólio completo de soluções da empresa, que inclui desde lançamentos de híbridos de alto desempenho e novidades em tecnologias para proteção de cultivos, todos voltados para impulsionar a produtividade e a rentabilidade no campo.
“A Bayer mantém o foco em entender e atender as necessidades vindas do campo para, assim, contribuir com o setor e disponibilizar tecnologias que otimizem o manejo de pragas e doenças, aumentem a produtividade e garantam a sustentabilidade das lavouras”, afirma Bruno Carvalho, gerente de Desenvolvimento de Mercado de Milho. Um exemplo são as novidades do portfólio de híbridos das marcas Agroeste e Sementes Agroceres. Lançados no último ano, os híbridos AS 1877 PRO4 e AG 8450 PRO4, respectivamente, são grandes apostas para a safrinha 2026, ambos com segurança para o complexo de enfezamento, estabilidade e potencial produtivo.
Proteção de cultivos – Umas das novidades que a empresa apresenta no seminário é voltada ao combate de uma das pragas que mais tem trazido dor de cabeça aos produtores de milho do país, as cigarrinhas. O Valient® possui uma molécula inédita no mercado do milho, a Flupiradifurone, com alta sistematicidade e poder residual, que ajudará no controle das cigarrinhas e dos pulgões. Este produto se juntará a outro sucesso no portfólio da empresa contra as cigarrinhas, o Curbix, que ajuda no combate a insetos sugadores, proporcionando alto efeito de choque e período prolongado de controle.
Já para o combate aos nematoides, que trazem prejuízos bilionários à cultura por ano, a Bayer destaca o Verango® Prime, que oferece um controle de longa duração, com baixa dosagem por hectare e amplo espectro de controle contra as mais importantes espécies de nematoides. Além de ser um dos principais nematicidas do mercado, ele ainda é um produto de performance de cultivo e ajuda no controle de doenças. A molécula Fluopiram, do Verango® Prime, é uma das principais carboxamidas do mercado e será indicado para o controle do complexo Bipolaris entre outras doenças da cultura. Essa recomendação ainda está em fase de registro e estará disponível em meados da safrinha de milho de 2026.
Trata-se, ainda, do único produto químico contra nematoides aprovado para aplicação em barra. Atualmente, as opções do produtor são cultivares com tolerância, aplicação via tratamento de sementes e aplicação via sulco, o que muitas vezes pode ser um limitante operacional e de custo. Ainda no controle de doenças do cereal, a Bayer deve lançar até 2028 o Iblon, com uma nova carboxamida, chamada isoflucypram, que vai vir na mistura com tebuconazol, para agregar no manejo de doenças do milho tanto bipolares como diplodia como outros alvos.
Além disso, a empresa destaca a família Fox, que acaba de completar 15 anos de mercado no Brasil, e conta com o primeiro produto no país a receber registro para combate da mancha Bipolaris, com eficácia comprovada, o Fox Xpro. Essa doença tem tirado o sono dos agricultores nas últimas safras e pode trazer perdas de até 70% na produção, segundo a Embrapa. Além disso, o Fox Xpro teve os melhores resultados produtivos na rede Bipolaris e, não à toa, é a mistura tripla (bixafem, protioconazol e trifloxistrobina) mais usada na cultura do milho.
“Mais do que oferecer um produto isolado para a resolução de um problema, a Bayer tem focado em ajudar o produtor não só com as demandas atuais, mas também com as futuras. A ideia é disponibilizar um portfólio cada vez mais robusto de soluções integradas para um controle fitossanitário eficiente e uma rotação inteligente de ativos, garantindo maior sustentabilidade e eficiência no campo”, afirma Carvalho.
Agricultura digital – Para unir o que há de mais avançado em inovação, como os lançamentos já citados acima, com soluções que ajudem os produtores a resolver problemas na lavoura, gerando o máximo de proveito dessas tecnologias, é preciso integração com ferramentas digitais. Ao conectar a inteligência de Climate FieldView™ com o portfólio integrado de sementes, biotecnologia e proteção de cultivos, a Bayer consegue gerar recomendações agronômicas personalizadas capazes de potencializar saltos de produtividade.
Um bom exemplo dessa integração entre a plataforma Climate FieldView™, a ciência dos híbridos de milho Bayer e o conhecimento agronômico é o programa Bayer VAlora Milho. Pioneiro no setor, desenvolvido no Brasil e exclusivo para os agricultores que adquirem híbridos de milho de marcas da Bayer (Dekalb, Agroeste e Sementes Agroceres), ele otimiza a produtividade e rentabilidade das lavouras de milho.
“Graças à análise de dados e ao rico histórico da companhia, o Bayer VAlora Milho é um programa único que disponibiliza sugestões personalizadas sobre a escolha de híbridos Bayer, população de sementes e de aplicação personalizada de nitrogênio para cada ambiente produtivo do talhão. Com mais de mil participantes e mais de 1,5 Mi hectares de prescrições geradas, os números falam por si: na safra verão 2024/25, 8 em cada 10 participantes do VAlora alcançaram ganho de produtividade, com 7,8 sacas/ha de incremento médio, agricultura digital Bayer é isso – o encontro da nossa ciência com a experiência do produtor”, conclui Marlon Denez, líder do Bayer Valora Milho.