20 de julho de 2024

Apagão Cibernético: empresas com backups em dia estão mais preparadas

Mundialmente, os olhares de profissionais de TI amanheceram com preocupação devido às notícias de um grande apagão cibernético. Instabilidades dessa natureza movimentam não apenas o segmento tecnológico em si, como também afetam diversos mercados, inclusive, o de capitais. Companhias de capital aberto podem sofrer com a desvalorização de suas ações, entre outras implicações, considerando que a economia funciona como uma cadeia – e quando um elo se rompe, as demais partes são impactadas. A Skyone, líder no fornecimento de produtos tecnológicos para simplificar a rotina e potencializar a produtividade empresarial através de uma única plataforma, sempre orienta seus clientes e parceiros sobre a importância de ter um plano de contingência e backups.  

“Existem inúmeros riscos em um ambiente de TI como este que presenciamos… Um servidor parado interrompe o funcionamento do ERP e consequentemente milhares de operações. Para os clientes da Skyone, usamos o Skyone Autosky para a gestão de seus ambientes. Esta solução conta com dois fatores que reduzem o risco de incidentes como o reportado. O primeiro é que todas as alterações podem ser testadas de forma segura em servidores isolados antes de entrarem em produção. O segundo é que cada ambiente usa uma imagem para centenas, ou milhares, de servidores. Basta reverter a publicação de uma imagem que em minutos novos servidores substituem os antigos, reduzindo significativamente o tempo e esforço necessário para a correção. Além disso, impossível prever e ter plano B para tudo. No entanto, é imprescindível termos em dia e seguro o backup dos nossos dados para, uma vez normalizada a situação, a empresa consiga retomar de onde parou”, destaca Rennan Sanchez, CTO da Skyone. 

Nesta sexta-feira (19/07), a Skyone enviou um comunicado aos seus 20.000 clientes ativos, tranquilizando-os de que a plataforma utilizada pela empresa não foi afetada por essa pane. O boletim ainda trouxe informações sobre o que, de fato, aconteceu, acompanhado de algumas recomendações. “Pensamos que a dúvida e a falta de conhecimento são as piores aliadas em momentos como esse. Portanto, prezamos por uma comunicação aberta e fluida com nossos usuários.”, complementa Sanchez.

Rennan Sanchez é CTO da Skyone.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.