11 de agosto de 2024

ABMRA vê logística como pilar do marketing no Agro World Forum

Um dos processos mais complexos e fundamentais para o Agro, a logística foi um dos temas da edição de 2024 do Agro World Fórum. O evento realizado em São Paulo, nesta quinta-feira, 1º de agosto, levou autoridades do setor para abordar pautas essenciais, como sustentabilidade, financiamento e inovação. A Associação Brasileira de Marketing Rural e Agro (ABMRA) mediou o painel “Desafios da Logística do Agronegócio”, com a condução do presidente Ricardo Nicodemos e a participação dos palestrantes Claudemir Oliveira, Diretor Global de Logística e Operações Internacionais da Citrosuco; Rafael Vieira, Consultor Especialista em Supply Chain do Agronegócio; Fabrício Orrigo, Diretor de Produtos para Agro e Otimização Logística da TOTVS; e Rodrigo Koele, CEO da Strada.

“O papel do processo logístico dentro do agro é de extrema importância e desafiador, exige dinâmicas que devem garantir que os produtos mantenham um alto nível de qualidade durante todas as etapas operacionais como transporte, transbordo e armazenamento até chegar ao consumidor final. Na Citrosuco, por exemplo, temos uma série de iniciativas voltadas à tecnologia para monitorar todo o processo, aumentando a eficiência e melhorando o controle desta cadeia ao longo de todas as etapas”, abordou Claudemir Oliveira, executivo da Citrosuco. 

O consultor e especialista em logística para o agronegócio, Rafael Vieira, refletiu que as dificuldades começam logo em etapas iniciais do processo de distribuição. “Os desafios da logística no agronegócio iniciam-se com a educação, o conhecimento técnico e capacitação das pessoas, o avanço dos investimentos em infraestrutura, a adoção de soluções de tecnologia voltadas para o planejamento e as operações logísticas e distribuição, antes, dentro e depois da porteira. A alternativa para solucionar estas questões passa pela captura de dados confiáveis com uso de Inteligência Artificial e Machine Learning, permitindo, assim, uma gestão integrada colaborativa que possa envolver todos os agentes do agronegócio em busca do aumento da produtividade em todos os elos da cadeia de abastecimento”, ponderou.

Fabrício Orrigo explorou a evolução do papel da logística no agro, posicionando-a como uma etapa essencial para o setor. “Ao longo do tempo, a logística passou de uma área apenas operacional para ser uma área extremamente estratégica para o agronegócio, que pode ajudar a definir a rentabilidade da operação. Com isso, tornou-se fundamental haver uma estrutura de supply chain para apoiar a logística de abastecimento da produção, antes da porteira, a intralogística da produção, da porteira para dentro, e a logística da entrega do produto final, da porteira para fora. Nesse sentido, reforço o quão importante é a aplicação de tecnologias especializadas e robustas, que comportem e atendam a todas as etapas das diferentes vertentes do agro”, destacou.

Mediador do painel, Ricardo Nicodemos fez um balanço positivo do debate, que ofereceu aos convidados conhecimento e a dinâmica de como marketing, Agro e logística estão interligados. “A logística é um conceito amplo que abrange muitos processos, como planejamento, compras, armazenagem, transporte e distribuição. A ‘distribuição’, por exemplo, é um dos ‘4Ps do Marketing’, orientados por Philip Kotler. Ao longo do tempo, a logística passou de uma área apenas operacional para ser um espaço extremamente estratégico, que ajuda a definir a rentabilidade de uma operação. E no Agro a logística ocupa especial destaque”, avaliou Ricardo Nicodemos.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.