A UPL, fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, e a Future Climate, plataforma de negócios climáticos, anunciaram um acordo de colaboração para implementar um programa ambicioso com foco na agricultura regenerativa e no desenvolvimento de serviços ambientais. A união visa o fortalecimento de iniciativas sustentáveis nas cadeias de valor do agronegócio, de modo a destravar o potencial dos negócios do Brasil nesse setor.
Com origem indiana e presente em mais de 130 países, a UPL é uma das cinco maiores companhias globais em seu ramo de atuação – que inclui biológicos e químicos –, e no Brasil ocupa a quarta posição em faturamento, sendo a segunda maior fornecedora para o segmento de cooperativas. A empresa busca alinhar seu crescimento ao compromisso com práticas sustentáveis, aproveitando o vasto potencial do Brasil, para ampliar seus programas de agricultura regenerativa, biossoluções e descarbonização da agropecuária.
Com a parceria, a Future Climate passará a atuar numa série de projetos com a UPL, incluindo: um inventário de emissões e um programa de redução de emissões corporativo; difusão de novas metodologias para remuneração de serviços ambientais; consultoria técnica para mensuração e desenvolvimento de protocolos agrícolas mais sustentáveis, com foco no aumento do sequestro de carbono no solo e adoção de biossoluções; e apoio à aplicação da inteligência climática no campo por meio do Programa Fazenda Carbono Inteligente.
Rogério Castro (foto no alto), CEO da UPL Brasil afirma que parceria reforça o compromisso global da empresa de reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos. “Isso começa por nossas práticas internas, que já estão bastante avançadas – como comprova nosso Relatório de Sustentabilidade –, como em ações externas, que auxiliem nossos clientes a avançarem nesse tema. Temos muito orgulho de levantar a bandeira da descarbonização do campo, algo que é fundamental para que nosso país continue colhendo mais e melhor. O campo sustentável é sinônimo de segurança alimentar para bilhões de pessoas que dependem dos frutos do agronegócio.”
Fábio Galindo (foto à direita), CEO da Future Climate, diz: “Estamos impulsionando uma mudança de paradigma, provando que é possível gerar valor econômico ao mesmo tempo em que incentivamos as práticas regenerativas, a adoção de biossoluções e a redução das emissões. Esse projeto reforça nosso compromisso de liderar a transição para uma economia de baixo carbono e promover uma agricultura ainda mais sustentável no Brasil e no mundo”.
Mercado de carbono e o agro – Embora o agronegócio e o mercado de carbono ainda enfrentem desafios de integração, a UPL e a Future Climate veem nessa parceria uma oportunidade para promover uma maior conexão entre os setores. A geração de créditos de carbono por meio de práticas agrícolas regenerativas é uma das apostas da UPL para liderar essa transformação. “Nosso objetivo é estabelecer inciativas que elevem o desempenho econômico e socioambiental da agropecuária brasileira”, comenta Castro. Já Galindo acrescenta: “Damos o claro sinal de que é possível trazer essa nova economia baseada em soluções climáticas e transição energética para o agronegócio”.
A UPL considera que acelerar a adoção de biossoluções é uma das maneiras de tornar o setor agropecuário brasileiro mais sustentável e competitivo. A iniciativa ganha ainda mais relevância, ao considerar que a UPL é uma das líderes no fornecimento de insumos biológicos no Brasil e no mundo, por meio de sua unidade de negócios Natural Plant Protection (NPP). Nos últimos anos o segmento de biológicos experimentou uma grande expansão, ocasionada pela busca por práticas agrícolas mais sustentáveis e rentáveis.
O trabalho da Future Climate também envolverá a aplicação da inteligência climática do programa Fazenda Carbono Inteligente em propriedades rurais selecionadas pela UPL. Esse programa tem o objetivo de identificar oportunidades para a geração de ativos ambientais, incluindo os créditos de carbono e mapear potenciais riscos climáticos, seja nas áreas rurais que constituem a cadeia de fornecimento da empresa, clientes ou consumidores.
Sobre a UPL – A UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.
Sobre a Future Climate – A Future Climate é uma plataforma de negócios climáticos que oferece soluções integradas para o ecossistema, atuando em setores estratégicos da economia brasileira com o objetivo de acelerar uma transição climática justa e gerar um impacto positivo no planeta. A empresa adota uma metodologia inovadora que combina gestão de projetos, compliance, consultoria e finanças climáticas, com foco na transição para energias renováveis, restauração florestal e sistemas agroflorestais de baixo carbono. Comprometida com tecnologia, qualidade e integridade, a Future Climate desenvolve iniciativas por meio do produto Beyond Carbon™, que não apenas mitiga emissões, mas também promove a biodiversidade e o impacto social. Para mais informações, visite nosso site: futureclimate.com.