Carga vinda da América do Norte, China e Oriente Médio abasteceu polos agrícolas de Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso.
A VLI, companhia de soluções logísticas que integra ferrovias, portos e terminais, registrou em setembro seu maior desembarque mensal de fertilizantes importados no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP). Foram 285 mil toneladas movimentadas, vindas de países como China, Estados Unidos e Arábia Saudita, com destino a importantes polos agrícolas de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo.
O desempenho reflete o papel estratégico da empresa na cadeia do agronegócio. A VLI é atualmente responsável por cerca de 90% do transporte ferroviário nacional de insumos como enxofre, rocha fosfática e amônia, produtos essenciais para a fabricação de fertilizantes.
O Tiplam integra o Corredor Sudeste da VLI, que conecta as regiões produtoras do Centro-Oeste e Sudeste ao Porto de Santos. Em maio deste ano, a companhia concluiu a ampliação do calado dos berços do terminal, o que permite a operação de embarcações de maior porte. O resultado mais expressivo foi o desembarque, em um único navio, de 72,6 mil toneladas de insumos, o maior volume da história do terminal.
Crescimento sustentável e foco em eficiência operacional – Para o gerente-geral Comercial de Grãos e Fertilizantes da VLI, Gabriel Fonseca, o resultado vai além dos números. “Mais que um registro numérico, a movimentação recorde ilustra nosso foco em atender o agronegócio brasileiro em todas as etapas, do plantio à exportação, com segurança e excelência operacional”, afirmou.
Além do Corredor Sudeste, a empresa atua em outros dois eixos logísticos relevantes. O Corredor Leste liga o Triângulo Mineiro ao sistema portuário do Espírito Santo, por meio da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), controlada pela VLI, e da Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a companhia avança no processo de operação como Agente Transportador Ferroviário de Cargas (ATF-C). Já o Corredor Norte conecta Tocantins aos portos de São Luís (MA), por meio da Ferrovia Norte-Sul e da Estrada de Ferro Carajás, rotas fundamentais para o escoamento da produção agrícola.
A VLI está presente nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste, operando ferrovias, terminais e portos em locais estratégicos como Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES).




