‘Sucesso’ Agoro Carbon Alliance, da Yara, no Top Farmers 2024

Compartilhe:

ILPF - Foto Gabriel Faria-Embrapa

Propriedade em Itiquira (MT) desenvolve práticas regenerativas para gerar créditos de carbono que equivalem à renda de uma 4ª safra

A Agoro Carbon Alliance, negócio da Yara International com foco em capacitar e incentivar produtores a implementar práticas agrícolas regenerativas para aumentar o sequestro de carbono, participa da 10ª edição do Top Farmers, de 17 a 18 de setembro, em Campinas (SP). Durante o evento, a empresa apresenta seu caso de sucesso como parceira da Fazenda Gravataí, localizada no município de Itiquira, no Mato Grosso. No painel, que acontece em 18/09, às 11h, Renato Rodrigues, gerente de Desenvolvimento de Mercado da Agoro, abordará os desafios de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, promover adaptações às mudanças climáticas, alimentar uma população crescente perante os efeitos globais e de que maneira o Brasil pode se tornar a primeira potência agroambiental do planeta. Na sequência, Bento Manoel Ferreira, gestor agronômico da Fazenda Gravataí, irá contar a trajetória da propriedade para atingir seus grandes resultados de práticas regenerativas para gerar créditos de carbono.

“Na fazenda Gravataí utilizamos o sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP), o que nos permite uma condição favorável o ano todo. Fazemos o cultivo da soja, do milho e depois temos 40 a 50 dias de gado no mesmo local. E o mercado de carbono nos proporciona uma 4ª safra, é a nossa quarta fonte de renda na mesma área”, afirma Bento Ferreira. “Os agricultores brasileiros estão na vanguarda no que diz respeito ao sequestro de carbono. Eles têm uma oportunidade única de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e serem remunerados por meio dos créditos de carbono gerados em suas propriedades”, afirma Evelin Krebsky, head da Agoro Carbon Alliance no Brasil. No país, a empresa está presente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em Goiás, mas com expansão em curso para as regiões adjacentes.

Por meio da Agoro Carbon Alliance, empresa desenvolvedora de projetos de carbono na agropecuária no Brasil e nos Estados Unidos, e negócio global da Yara Internacional, o produtor pode receber pelos créditos de carbono obtidos via captura e armazenamento de carbono no solo, que serão comercializados no mercado internacional. O foco do programa é o produtor e ele recebe todo suporte técnico e expertise agronômica para a implementação de ações sustentáveis que promovam a melhoria da saúde do solo. O aumento do carbono no solo, com adoção de práticas sustentáveis, é considerado uma das formas mais eficientes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.

    plugins premium WordPress