22 de setembro de 2011

Rovabio ® Max: única combinação de carboidrolases e fitase que fornece 1,5g de fósforo disponível por kg de ração

A Adisseo, desde 2008, investe em experimentos científicos para avaliar o valor sinérgico de Rovabio® Max, a combinação do complexo de carboidrolases Rovabio® Excel, e fitase. Foram realizados mais de 20 estudos com diversas espécies em todo o mundo. Sabe-se que, separadamente, os efeitos de Rovabio® Excel e da fitase não seguem a mesma linha, uma vez que eles podem ter efeitos divergentes como, por exemplo, no consumo da ração. Assim, ambas as enzimas precisam ser associadas em desenho experimental específico para se obter mais discernimento dos efeitos desta combinação.

Em todos os ensaios realizados até o momento, desafiando-se tanto a energia quanto o fósforo no mesmo desenho experimental, comprovou-se que Rovabio® Max fornece pelo menos 1,5g de fósforo disponível por kg de ração, na dose única de 500 FTU/kg, além de energia (85-105 kcal/kg em frangos de corte, dependendo do tipo de dieta). Com a solução enzimática combinada ganha-se realmente flexibilidade na reformulação da ração. De fato, mesmo em uma dieta à base de milho-soja, a reformulação de energia pode ser aumentada em até 125 kcal/kg (em frangos). Isto pode ser explicado pelo impacto da ação conjunta da fitase e de um complexo eficiente de carboidrolase sobre a liberação de energia.

Rovabio® Max é o produto com fitase mais eficaz, porque resulta da combinação com Rovabio® Excel, o versátil complexo de carboidrolases. As atividades enzimáticas presentes no Rovabio® Excel removem o efeito jaula, diminuem a viscosidade, e portanto, permitem um melhor acesso da fitase ao fitato. No total, 20 atividades enzimáticas são oferecidas em um único produto.

Todos os experimentos científicos provaram que Rovabio® Max pode substituir com segurança 1,5g de fósforo disponível/kg de ração e, pelo menos, 85 kcal/kg de ração (em frangos) de energia metabolizável, proporcionando uma substancial economia de custos na alimentação. Além do ganho conseguido pelo uso desta matriz de Rovabio® Max, esta combinação pode gerar também uma menor liberação de fósforo no meio ambiente.

Para garantir a ação da fitase, um volume suficiente de substrato deve estar presente na ração, especialmente se o objetivo for utilizar valores mais altos de liberação de fósforo, algo possível em até 2 g de fósforo disponível/kg na mesma dose de Rovabio® Max (500 FTU/kg), como demonstrado em alguns estudos. Assim, considera-se que de 2,5g de fósforo fítico, 1,5g de fósforo disponível pode ser liberado (cerca de 60%). Mas para isto é necessário ter profundo conhecimento dos valores de fósforo fítico de cada um dos ingredientes da ração em uso, e que só a Adisseo oferece, através de seu programa NIRS para leitura de “P” fítico no milho, trigo e farelo de soja.

A dose recomendada é a mais rentável e eficaz, pois sabe-se por meio da literatura científica que a resposta de desempenho para o nível de fósforo tem um patamar determinado, e que a ação da fitase é limitada pela disponibilidade de fitato. Rovabio® Max permite a melhor utilização do fósforo fítico, permitindo que a dieta alcance o nível de fósforo disponível ideal para uma máxima performance.

Fonte: EiraCom – Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.