6 de março de 2013

Provas de Ganho em Peso da Estância Orestes Prata Tibery Jr. entram na reta final

Legenda: Professor da FAZU, Alexandre Bizinoto, faz avaliação de temperamento em animal da raça guzerá / Divulgação.

A ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) finaliza no próximo mês de abril duas Provas de Ganho em Peso a pasto promovidas na Estância Orestes Prata Tibery Jr, em Uberaba/MG, localizada na Rodovia MG 427, km 02. As provas avaliam o ganho de peso, o temperamento, a qualidade das carcaças e as características raciais de animais das raças brahman e guzerá.

Na segunda-feira (4/3), o professor da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba), Alexandre Bizinoto realizou a última avaliação de temperamento dos animais.

Durante a prova, que teve início no dia 26 de junho do ano passado, foram realizadas duas avaliações de temperamento: uma no início da prova e outra agora, próxima ao final. Estão sendo avaliados ainda o ganho de peso no período que representa a fase de recria, medindo o peso calculado aos 550 dias, Circunferência Escrotal, avaliação de tipo (onde será avaliado estrutura corporal, profundidade, musculatura, umbigo, características raciais, aprumos e características sexuais secundárias). Através da ultrassonografia de carcaça, haverá ainda a mensuração de área de olho de lombo e gordura subcutânea. Será feito também exame andrológico nos animais com 18 meses

De acordo com Lauro Fraga, gerente de Fomento do PMGZ, as provas de ganho em peso são a melhor maneira de o criador conhecer não só os animais destaques de seu criatório, como também avaliar o retorno econômico da atividade pecuária na propriedade rural. “Nestas provas, tivemos grande restrição alimentar até o mês de outubro devido à seca na região. Após as chuvas, fizemos correção e adubação do solo com a supervisão do professor da FAZU, Adilson Aguiar. O ganho em peso dos animais é real e o aspecto visual é fantástico. Ao final das provas, vamos mostrar a viabilidade econômica da atividade. A PGP permite ao pecuarista visualizar os maiores ganhadores de peso e a didática correta da propriedade para se ter lucro”, ressalta Lauro.

O encerramento das provas está previsto para o dia 16 de abril e os resultados deverão ser apresentados durante a 79ª ExpoZebu. As provas estão sendo promovidas pela ABCZ em parceria com a Associação dos Criadores de Brahman do Brasil e a Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABCZ

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.