Preocupação com ferrugem asiática elevou a comercialização de fungicidas protetores na safra 2016-17

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Pesquisa da consultoria Spark Inteligência Estratégica aponta que produtor adotou tratamentos contra a ferrugem em 98% das áreas de soja 

A adoção média de fungicidas protetores saltou de 6% para 38% da área de soja brasileira entre as safras 2014-15 e 2016-17. Os dados são da consultoria Spark Inteligência Estratégica. Segundo o levantamento, a demanda por esses produtos cresceu frente ao aumento das dificuldades de controlar a ferrugem asiática nas lavouras, decorrente da redução do desempenho de fungicidas tradicionais (sistêmicos).

O engenheiro agrônomo e sócio-diretor da Spark, André Malzoni dos Santos Dias, assinala que na safra passada o percentual mais representativo de adoção dos fungicidas de contato teve registro no Rio Grande do Sul (55%), mas foi expressivo também nos estados de Mato Grosso do Sul (40%), Mato Grosso (39%), São Paulo (39%), Paraná (34%) e Goiás (33%).

“O avanço dos fungicidas de contato sinaliza a preocupação do produtor em controlar a ferrugem e em combater a resistência do fungo causador da doença a produtos tradicionais”, acrescenta Dias. De acordo com a empresa, fungicidas para controle da ferrugem asiática foram adotados em 98% das lavouras brasileiras – os produtos sistêmicos, diz a Spark, foram usados praticamente em 100% das aplicações.

As vendas de fungicidas representam 33% do mercado nacional de defensivos agrícolas, que movimentou US$ 9,6 bilhões no ano passado, segundo as entidades do setor.

Uma empresa brasileira, criada por engenheiros agrônomos, a Spark Inteligência Estratégica completou recentemente três anos de atividades. Com uma carteira consolidada de clientes, a Spark já se posiciona entre os principais provedores de serviços de informação sobre o agronegócio brasileiro, sobretudo nas áreas de defensivos agrícolas e sementes.

Somente no ano passado, a Spark concluiu cerca de 50 estudos especiais atrelados às culturas agrícolas de maior relevância econômica. Foram realizadas mais de 30 mil entrevistas com agricultores pelos profissionais da empresa, que para isso percorreram 300 rotas a campo e aproximadamente 1,5 milhão de quilômetros.

Mais informações: http://spark-ie.com.br/

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