A Syngenta Digital, referência global em soluções digitais para o agronegócio, e a BemAgro, agtech brasileira que vem se consolidando como uma das mais promissoras da nova geração, especializada em agricultura inteligente com uso de inteligência artificial, firmaram uma parceria comercial estratégica voltada à integração de tecnologias que ampliam a eficiência do produtor rural. “Esta parceria representa um marco significativo na digitalização nos canaviais. Ao combinar nossas tecnologias, estamos oferecendo aos produtores uma solução completa e integrada, que abrange desde o planejamento até a execução e monitoramento das operações agrícolas”, afirma Larissa Vieira, Head Comercial da Syngenta Digital.
A primeira ação conjunta das empresas foi a Rota Nordeste, uma iniciativa que levou inovação ao campo por meio da aplicação prática de soluções digitais adaptadas às necessidades dos agricultores da região. Realizada entre os dias 21 e 30 de maio, a Rota percorreu os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Bahia com o propósito de fomentar o uso de tecnologias digitais em uma das principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do país. A jornada envolveu visitas técnicas a usinas e associações agrícolas, totalizando mais de 3.000 quilômetros rodados e mais de 100 mil hectares mapeados para digitalização.

A iniciativa marca um avanço no plano de expansão da BemAgro, que acelera a transformação digital no campo com soluções baseadas em inteligência artificial, visão computacional e automação. Em sinergia com a Syngenta Digital — reconhecida por conectar produtores, dados e resultados —, a parceria, que hoje monitora 20% da produção de cana na região, reafirma o compromisso das empresas com uma agricultura mais eficiente, sustentável e orientada por decisões inteligentes em todas as fases do ciclo produtivo.
Visitas estratégicas – A rota envolveu visitas técnicas a unidades reconhecidas nacionalmente por sua contribuição ao setor sucroenergético, como:
- Usina Caeté – São Miguel dos Campos (AL)
- Japungu Agroindustrial – Santa Rita (PB)
- Usina Porto Rico – Campo Alegre (AL)
- Asprovac (Associação dos Plantadores de Cana do Vale do Coruripe) – Coruripe (AL)
- RC Agrícola – Campo Alegre (AL)
- São José Agroindustrial – Igarassu (PE)
- Usina Santo Antônio – São Luiz do Quitunde (AL)
- Usina Seresta – Teotônio Vilela (AL)
- Agrovale – Juazeiro (BA)
Durante os encontros, as equipes apresentaram as seguintes soluções digitais da BemAgro:
- Field Planning –Ferramenta de inteligência artificial para simular cenários e gerar projetos de linhas automaticamente.
- Field Monitoring– Ferramenta de inteligência artificial para detectar plantas daninhas e gerar zonas de manejo para aplicação em taxa variável.
- Field Control – Ferramenta de IA para restituição de linhas, detecção de falhas de plantio, análise de paralelismo e contagem de plantas.
A Syngenta Digital também levou à rota uma série de iniciativas e soluções que reforçam sua atuação e compromisso com o avanço da agricultura digital nos canaviais, entre elas o Cropwise Protector, solução digital que ajuda na coleta de dados confiáveis em campo e os transforma, por meio da tecnologia de ponta, em resultados prontos para o uso. Com ele, além de monitorar de forma digital e georreferenciada pragas e doenças, as usinas podem avaliar processos em todos os momentos da safra, do plantio à colheita. É uma ferramenta flexível e customizável, sendo muito utilizada pelos times de pragas, qualidade e operações dentro das usinas.
“O Cropwise Protector oferece uma gestão do canavial de ponta a ponta, independentemente do momento da safra. Quando integrado às soluções da BemAgro, criamos um fluxo de trabalho poderoso e eficiente”, explica Larissa Vieira.
A sinergia entre as tecnologias potencializa o manejo e a tomada de decisão do produtor. Por exemplo, o Cropwise Protector permite fazer apontamentos precisos para identificar problemas no campo, como a presença de plantas daninhas. Essas informações direcionam voos de drone, cujas imagens são processadas pelas ferramentas de IA da BemAgro que identificam as plantas daninhas, o respectivo tipo e espécie para gerar mapas de aplicações localizadas de herbicidas, com exportação direta, compatível com as principais máquinas agrícolas e drones de pulverização do mercado.
Excelência no campo – “Participar da Rota Nordeste foi uma experiência única. Estar em contato direto com os produtores, ouvindo suas realidades, desafios e necessidades, nos permite entender com mais profundidade o que realmente importa no campo. Essa vivência reforça nosso compromisso em levar inovação com propósito, mostrando como a inteligência artificial pode ser aplicada de forma prática e estratégica para apoiar a tomada de decisões e aumentar a eficiência das operações agrícolas. É a partir dessa escuta atenta que nascem soluções que fazem sentido e geram valor”, destaca Diego Raymundo, Head Comercial da BemAgro.
Mais do que uma rota de visitas, essa jornada marca um passo firme da BemAgro e Syngenta Digital rumo à excelência e à expansão dos negócios no agronegócio brasileiro. Ambas compartilham uma visão de futuro na qual a inovação é acessível, os resultados são mensuráveis e a agricultura é conduzida com inteligência.
“A parceria com a Syngenta Digital é um passo estratégico na nossa missão de democratizar o acesso à agricultura digital. Unimos forças para entregar mais que tecnologia: reduzir custos, promover a sustentabilidade e incrementar o potencial produtivo com inteligência para todos os momentos da safra. Juntas, BemAgro e Syngenta Digital seguem cultivando o futuro da agricultura mais eficiente, sustentável e orientada por dados”, encerra Johann Coelho, CEO e Founder da BemAgro.