Paranavaí recebe a 4ª Feira da Mandioca focada em tecnologia e sustentabilidade

Compartilhe:

Edição de 2025 espera mais de 7 mil visitantes e participação de 20 países em debates sobre o futuro da mandioca no agronegócio mundial.

 

Reconhecida como a capital da mandiocultura industrial, a cidade de Paranavaí (PR) se prepara para sediar, entre 25 e 27 de novembro, a 4ª Feira Internacional da Mandioca (Fiman 2025). O evento acontece no Parque Internacional de Exposições Costa e Silva e deve superar R$ 250 milhões em negócios, consolidando-se como o maior encontro da cadeia produtiva da mandioca no país.

A Fiman reunirá produtores, pesquisadores, investidores e indústrias em torno de um mesmo propósito: discutir o futuro da mandioca sob a ótica da inovação, sustentabilidade e tecnologia. O Brasil, quinto maior produtor mundial da raiz, responde por 5,7% da produção global e movimentou R$ 18 bilhões em 2024, segundo o IBGE.

Para Ivo Pierin, vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP), organizadora do evento, a feira é o principal ponto de encontro da mandiocultura industrial. “O evento conecta toda a cadeia — das indústrias aos centros de pesquisa — e impulsiona a troca de conhecimento e o desenvolvimento tecnológico do setor”, afirma.

Com delegações de mais de 20 países, a feira reforça a importância do Paraná no cenário nacional: o estado registrou rendimento médio de 26.822 kg por hectare, bem acima da média brasileira (15.465 kg/ha), e responde por 65,6% da produção nacional de fécula, que atingiu 689,3 mil toneladas em 2024.

A programação inclui rodadas de negócios promovidas pelo Sebrae, o Dia de Campo (27/11) e o Ideathon, maratona de ideias voltada à criação de soluções tecnológicas para a produção de fécula. Entre os destaques das palestras técnicas, estão temas sobre manejo de pragas, biometano, aproveitamento de resíduos, sanidade industrial e novas variedades da Rede Reniva da Embrapa.

A Fiman terá entrada gratuita, das 13h às 20h, e contará com estandes de marcas nacionais e internacionais, como Cresol, Marquesfund, Secamaq, Podium, VMAQ, Petra Agronegócio, e as chinesas Sino Food e Bosida.

Para o prefeito de Paranavaí, Mauricio Gehlen, o evento reafirma o papel do município como centro global da mandiocultura industrial. “A Fiman é uma vitrine da inteligência e da força produtiva do campo brasileiro”, destaca.

Serviço:

  • 4ª Feira Internacional da Mandioca (Fiman)
  • Data: 25 a 27 de novembro, das 13h às 20h
  • Local: Parque Internacional de Exposições Costa e Silva: BR-376, Zona 11 | Paranavaí (PR)
  • Entrada: Gratuita