28 de julho de 2011

Os riscos de defensivos agrícolas falsificados na rede de distribuição

João Carlos Girottod - Foto: Alf Ribeiro/ Andav

O comércio ilegal de agrotóxicos traz três danos: degradação ambiental, danos à saúde e prejuízos aos cofres público em fincão da sonegação. A afirmação é do delegado da Polícia Federal, João Carlos Girottod, que abordou o tema Como evitar os Riscos de Defensivos Agrícolas Falsificados na Rede de Distribuição, no I Congresso Andav – Fórum da Distribuição de Insumos Agropecuários, na quarta-feira (27/7), no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

De acordo com Giroto, a produção, transporte, compra, venda e utilização de agrotóxicos contrabandeados ou pirateados são considerados crimes de sonegação, contrabando e descaminho e enquadrados na Lei dos Crimes Ambientais (Lei nº 9605/1988); contrabando ou descaminho (art. 334 do Código Penal) e na Lei dos Agrotóxicos (Lei 7.802/89).

De acordo com o delegado, o alvo das operações da Polícia Federal é o combate de organizações criminosas que atuam no comércio e na distribuição de defensivos agrícolas. Giroto recomenda atenção a produtos com preço inferior ao de mercado; vendedores não credenciados; procedência idônea de fornecedor de agrotóxico; não acreditar em histórias, além de ficar de olho nas embalagens, onde sempre há margem para identificação de anormalidades.

Segundo o Sindag – Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Agrícola, desde 2011, data do início da campanha nacional contra agrotóxicos ilegais, cerca de 400 toneladas foram apreendidas; 700 suspeitos detidos e 310 toneladas incineradas.

O I Congresso Andav – Fórum da Distribuição de Insumos Agropecuários reuniu indústrias, revendas e especialistas no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento, organizado pela Andav – Associação dos Distribuidores de Insumos Agropecuários ocorreu paralelamente às feiras AGRINSUMOS Expo&Business e INDUSPEC Animal Expo&Business, promovidas pela Informa Exibitions, divisão de feiras e congressos do Grupo Informa.

A AGRINSUMOS Expo&Business é a mais completa feira de insumos, serviços e logística para o agronegócio, com congressos que irão debater assuntos de alta relevância com a participação de congressistas nacionais e internacionais. Além do I Congresso Nacional da ANDAV, que será parte integrante do evento.

A INDUSPEC Animal Expo&Business é a Feira de Negócios exclusiva para a indústria de nutrição e saúde animal, com congressos de alto nível técnico e presença dos maiores nomes do mercado. Além de apresentar as principais novidades e tendências do setor, acontecerão vários congressos dirigidos a fornecedores, processadores e fabricantes.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Publique

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.