20 de julho de 2024

Olho no olho Agro: atendimento humanizado faz diferença

Na hora de decidir onde e como buscar recursos para custear a safra ou investir na propriedade, o produtor rural espera por serviços que vão além de melhores taxas e prazos. Um levantamento feito pela empresa de consultoria McKsinsey aponta a falta de aconselhamento técnico e de informações do mercado, a baixa oferta de produtos para gerenciamento de riscos na atividade agropecuária e a indisponibilidade de ferramentas de gestão, como algumas das principais lacunas deixadas pelos financiadores no relacionamento com o público do campo. Na avaliação de Thays Moura, uma das fundadoras da startup de crédito rural Agree, uma das prioridades centrais do produtor hoje ao escolher quem será o financiador da sua atividade é o atendimento humanizado. “A busca pelo crédito costuma ser muito dolorosa para o produtor. Cada banco exige uma documentação diferente, o que torna o processo burocrático e muito demorado”, afirma. 

Para desatar esse nó e melhorar a experiência dos produtores, Thays e a sua sócia Rayssa de Melo, ex-bancárias, apostam no contato direto e próximo para ajudar o produtor a tomar suas decisões financeiras. Somente no último ano, a startup alcançou R$ 500 milhões em crédito já aplicados no mercado, além de R$ 1 bilhão em limites de crédito aprovado. “O agricultor valoriza o chamado ‘olho no olho’. Ele gosta do contato físico, tem orgulho de mostrar o seu trabalho e o que foi construído ao longo dos anos e das gerações”, ressalta Thays. Prestes a completar dois anos, a agfintech é especializada na captação de recursos financeiros para produtores rurais e empresas do agro. “A Agree nasceu com o objetivo de reduzir o caminho entre o produtor e os bancos com a automatização de grande parte desse fluxo. Usamos o nosso conhecimento de mercado para conectar os parceiros de crédito que tem mais sinergia com o perfil da demanda do nosso cliente”, garante. 

Alessandra Folador, de Unaí em Minas Gerais, é diretora da BJ Seeds, empresa que atua no mercado de multiplicação, beneficiamento e armazenagem de sementes. Segundo ela, o contato próximo com a Agree é importantíssimo. “Esse relacionamento estreito nos permite discutir abertamente nossas necessidades e desafios, além de receber soluções personalizadas que realmente atendem às nossas demandas. Essa proximidade facilita a comunicação e agiliza a tomada de decisões, tornando todo o processo mais eficiente e eficaz. Além disso, essa interação contínua nos dá a segurança de que estamos sendo bem assistidos e que nossos interesses estão sendo bem representados”, completou.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.