1 de junho de 2022

Metaverso e a popularização das criptos no Agronegócio

O Metaverso é hoje o assunto mais debatido no setor de tecnologia, e não é para menos. De fato, ele vai transformar a forma como as pessoas pensam suas estratégias e fazem negócios, já que está reunindo inúmeras possibilidades ao somar o mundo virtual ao físico. É tanta inovação que fica até impossível prever com exatidão como serão as atividades comerciais em longo prazo – e quando digo longo prazo, refiro-me ao futuro de apenas quatro ou cinco anos.

Já existem muitas iniciativas no Metaverso voltadas para beneficiar o setor de Agronegócios, como por exemplo o programa Farming Simulator 22. Ele replica o dia a dia do campo para os gamers através de desafios, como cuidar da lavoura e da criação, incluindo percalços relacionados ao clima e a outros aspectos do planejamento, levando em conta o calendário da safra desde o plantio até a colheita, por exemplo. Ou seja, através do jogo, a pessoa vive um mundo paralelo de agropecuária, com diversas opções de maquinário e ferramentas disponíveis no mundo físico, o que permite parcerias que unem o virtual e o físico, também conhecido como meio phygital.

Este tipo de programa deve se popularizar à medida que o setor perceber quanto pode ser estratégico e lucrativo melhorar a experiência do consumidor e das empresas ao oferecer seus produtos e serviços em um ambiente completamente novo e digital. Comprar, vender, alugar, arrendar, realizar testes, simulações… Tudo tem vida própria dentro do Metaverso e, ao perceber isso, o Agronegócio como um todo deve se voltar para esta inovação.

Entre as vantagens que devem vir à tona com esta nova mentalidade phygital, gostaria de ressaltar a popularização das operações envolvendo NFTs e criptomoedas no Agro. Existem hoje muitas empresas que conhecem o valor deste tipo de investimento e sabem como eles podem ser interessantes por dispensarem intermediários. Mas sabemos que ainda há muito espaço a ser explorado, e o Metaverso vai ampliar o conhecimento em torno do mercado de NFTs e criptos, já que todas as transações dentro do universo virtual precisam ser feitas desta forma.

Para entender a relação entre criptomoedas, Metaverso e NFT, é preciso pensar que as criptos são usadas para negociar os NFTs. O Metaverso possui seus próprios NFTs, que podem representar qualquer coisa nesse universo virtual. Como exemplo, costumo citar o jogo Axie Infinity, baseado na tecnologia de NFT. Cada um dos “monstrinhos” virtuais presente no Axie possui um registro digital único no blockchain, o banco de dados das criptomoedas. Assim, todas as negociações dentro do jogo são realizadas por meio de criptos.

Isso significa que a imersão propiciada pelo Metaverso vai fazer com que estas negociações se tornem cada vez mais familiares dentro do Agro, levando o setor a aderir às transações digitais com muito mais propriedade e segurança. Nos próximos anos, veremos um grande número de iniciativas planejadas para gerar uma conexão real do virtual com o cotidiano dos negócios. A expectativa é que elas fomentem a abertura de mercado, a conexão entre os diferentes atores do Agro e também mais qualificação profissional. São pontos relevantes que devem estimular a adesão ao Metaverso.

A popularização dos NFTs e das criptomoedas por meio do Metaverso vai possibilitar que milhares de agricultores (principalmente os familiares) tenham acesso direto a consultores técnicos e fornecedores de insumos, implementos, equipamentos e novas tecnologias agrícolas capazes de melhorar a produtividade e o padrão na produção. Assim, espera-se conseguir preços melhores, já que os agricultores também poderão vender diretamente seus produtos e comprar o que precisarem sem intermediários.

A tendência também é que os empréstimos tradicionais sejam substituídos pelo sistema barter, comum entre os grandes produtores. Com o Metaverso, esta possibilidade se torna cada vez mais real para os pequenos, inclusive sem cobrança de juros.

O Agro só tem a ganhar. E nós, que trabalhamos com tecnologia, estamos correndo contra o tempo para acompanhar as demandas e oferecer inovações aos agricultores neste mundo de possibilidades o mais rápido possível.

Bianca Ticiana é fundadora da Culte.

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.