13 de fevereiro de 2013

inpEV participa da 4ª Mesa Redonda Curavial

 

Foto: Divulgação.

Com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas pelo Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), o inpEV – Instituto Nacional de Processamentos de Embalagens Vazias de Agrotóxicos -, que atua há mais de dez anos na destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas, estará presente na 4ª Mesa Redonda Curavial. O evento, que acontecerá no Hotel Bahamas em Dourados (MS), no dia 20 de fevereiro das 9h00 às 16h15, é uma iniciativa da Du Pont.

A apresentação do inpEV será ministrada pelo coordenador regional de Operações do instituto no estado, Hamilton Flandoli, a partir das 11h40. O foco será a logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Serão abordadas a gestão e as práticas realizadas pelo Sistema Campo Limpo. Em pouco mais de uma década, o sistema retirou do meio ambiente mais de 237 mil toneladas do material. Atualmente, 94% das embalagens plásticas são retiradas do campo e enviadas para a destinação ambientalmente correta. Índices como esses colocam o Brasil na posição de referência mundial no assunto em relação aos países que possuem sistemas semelhantes.

Segundo o coordenador, o evento é uma oportunidade para capacitar os técnicos das usinas sucroalcooleiras da região de Dourados sobre os procedimentos adequados para a devolução das embalagens vazias de fitossanitário e, também, fortalecer o compromisso do inpEV na gestão pós-consumo dessas embalagens.

Também farão parte da mesa, representantes da Du Pont, Universidade Estadual Paulista de Botucatu (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Entre os temas abordados estão: segurança, manejo de maturadores em início, meio e final de safra, maturação com curavial, manejo varietal no Mato grosso do Sul, fatores climáticos e fatores de produção de cana de açúcar no estado e os fatores que afetam a eficiência do controle biológico.

Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 97 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Fonte: inpEV

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.