MAPA apreende 75 mil litros de cachaça produzida de forma clandestina em SC

Compartilhe:

Operação em Criciúma interditou três estabelecimentos irregulares e reforça riscos do consumo de bebidas sem registro sanitário.

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) apreendeu cerca de 75 mil litros de cachaça clandestina durante uma operação de fiscalização na região de Criciúma (SC). A ação, conduzida pelo Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Sipov) da Superintendência Federal de Agricultura e Pecuária em Santa Catarina (SFA-SC), resultou na interdição de três estabelecimentos e na autuação de produtores por irregularidades sanitárias e falta de registro junto ao Ministério.

De acordo com o MAPA, a bebida era produzida sem condições higiênico-sanitárias adequadas, representando grave risco à saúde pública. O consumo de produtos clandestinos pode causar intoxicações, cegueira e até morte, em razão da presença de substâncias tóxicas derivadas de processos irregulares de destilação ou adulteração de álcool.

Equipes de fiscalização foram reforçadas com chegada de novos servidores

A pasta reforça que apenas estabelecimentos devidamente registrados estão autorizados a produzir e comercializar bebidas alcoólicas no país. Para regularizar a atividade, os produtores devem seguir os critérios da Instrução Normativa nº 72/2018, disponível na seção Vinhos e Bebidas do site do Mapa, que detalha os procedimentos para o registro de estabelecimentos e produtos.

Segundo o Ministério, as ações de fiscalização têm sido ampliadas com a chegada de novos servidores — entre eles auditores fiscais federais agropecuários e agentes de atividades agropecuárias —, o que fortalece o controle sobre a produção de bebidas e outros produtos agrícolas. O objetivo é proteger o consumidor e garantir a qualidade e a procedência dos alimentos e bebidas comercializados no Brasil.