Com foco no associado, mandato da nova diretoria iniciou nesta semana e vai até o fim de 2026
A gestão de José Paulo Cairoli à frente da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack está oficialmente iniciada. Na sede da entidade, nesta semana, o pecuarista se reuniu pela primeira vez no ano com a equipe administrativa e já trabalhou nas diretrizes iniciais do mandato, que se estende até o fim de 2026.
Com uma gestão voltada ao criador de Angus e Ultrablack, Cairoli elenca a relação com o associado como uma das prioridades da nova diretoria. Segundo o presidente, a valorização do produtor e a aproximação ainda maior com a ponta da cadeia é fundamental para fortalecer a raça. “Nós queremos estar perto, junto às propriedades, às feiras, ouvindo e entendendo sempre o cenário de cada região. Envolver associados e criadores fortalecerá ainda mais a Associação”, aponta Cairoli.
Um dos grandes focos da gestão será a continuidade e incentivar a adesão de produtores ao Programa Carne Angus Certificada, iniciado em 2003, e que virou um dos carros-chefe da Associação. Já no setor de eventos, Cairoli aposta na valorização das iniciativas em diversos locais, tanto na região Sul, como no Sudeste do país. “Nós temos feiras e exposições importantíssimas em várias cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Grandes estruturas e também as que ocorrem em espaços mais modestos, mas com muita representatividade junto ao setor, e que precisam ser valorizadas”, projeta.
Novo presidente – José Paulo Cairoli, ex-vice-governador do Rio Grande do Sul, é proprietário da Reconquista Agropecuária, onde atua há mais de quarenta anos como produtor de soja e criador de angus, brangus e de cavalos crioulos. Ele foi campeão do ranking nacional de criadores e exposições da raça em 11 oportunidades.
Esta é a terceira passagem de Cairoli como presidente da Associação Brasileira de Angus. Ele já ocupou o cargo em dois mandatos, entre 2004 e 2008. Sob sua administração, ocorreram importantes transformações, como a exigência da tosa dos animais para os julgamentos, mudança relevante no padrão racial do Angus. O novo presidente ainda implementou a necessidade de tipagem sanguínea de todos os animais campeões das exposições, e responsável pela expansão do Programa Carne Angus para o centro do país, com a inclusão de novos frigoríficos.
Cairoli também foi presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil, presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) e o primeiro presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac), além de membro dos Conselhos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e do Sebrae (Nacional e do RS).
Confira a nova diretoria da Associação Brasileira de Angus e Ultrablack para o biênio 2025/2026
Presidente: José Paulo Dornelles Cairoli
Vice-presidente: Ignácio Silva Tellechea
Diretor Administrativo Financeiro: Milton Martins Moraes Filho
Diretor do Programa Carne Angus: Wilson Brochmann
Diretor de Fomento: Gabriel Corrêa De Barros
Diretor de Marketing: Lucas Araujo Azevedo
Diretor Técnico: Luis Felipe Cassol
Diretor: Elio Roque Ottoni
Diretor: Marco Antônio Vian
Conselho de Administração – Membros Eleitos
Caio Cezar Fernandes Vianna
Álvaro Dumoncel
Marcelo Bonifácio
Nelson Antônio Serpa
Valdomiro Poliselli Jr.
Conselho Fiscal
Titulares:
Fábio Langlois Ruivo
Roberto Soares Beck
Vasco Antônio Costa Gama
Suplentes:
Claudia De Scalzilli E Souza
Fernando Dornelles Pons
João Francisco Bade Wolf
Conselho Deliberativo Técnico
Luis Felipe Cassol
Daniel De Souza Mello
Erni Bublitz
Luiz Walter Leal Ribeiro
Manoel Zirbes Rodrigues
Marcelo Pons
Leandro Da Silveira Hackbart