Iniciativa da empresa inclui metas ambientais, engajamento social e apoio a projetos de reflorestamento que conectam a Amazônia e o Cerrado no Brasil.
A De Heus Brasil lançou recentemente a Jornada da Sustentabilidade 2025, iniciativa que conecta todas as unidades da empresa no país em ações voltadas à preservação ambiental, ao impacto social positivo e ao desenvolvimento de pessoas. O projeto faz parte do movimento institucional WOW! 2025 e integra o programa global da companhia Responsible Feeding, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) e às metas globais de sustentabilidade da companhia, os chamados Global Green Goals.
De acordo com Guilherme Cerqueira, Gerente de Sustentabilidade da De Heus, a proposta é tornar a sustentabilidade parte do dia a dia da empresa e dos colaboradores. “A Jornada da Sustentabilidade é um projeto que conecta todas as nossas unidades no Brasil, com desafios mensais e ações concretas para reduzir o consumo de água e energia, incentivar o reaproveitamento de materiais, apoiar comunidades e desenvolver pessoas. A ideia é que a sustentabilidade esteja presente no nosso dia a dia e não apenas no papel”, afirma.
A iniciativa é estruturada em três frentes principais: ambiental; social; desenvolvimento e cultura. No eixo ambiental, as ações incluem redução de consumo de água e energia, plantio de mudas, logística reversa e reaproveitamento de materiais. Na frente social, estão campanhas de arrecadação de alimentos e itens de higiene, apoio a instituições e incentivo à inclusão produtiva. Já no campo de desenvolvimento e cultura, a empresa promove treinamentos, compartilhamento de conhecimento e engajamento dos colaboradores por meio de gamificação. Tudo isso, orientado pelas políticas internas de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (HSE), as diretrizes globais da De Heus e os compromissos da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável adotada pela ONU.

Impactos positivos concretos e contínuos – Entre as iniciativas já em andamento, estão o desafio mensal de redução de consumo de água e energia por tonelada produzida e o cultivo de mudas em viveiros próprios em todas as unidades, reforçando o compromisso ambiental; o projeto de reaproveitamento de uniformes, que transformou 427 peças em 500 nécessaires confeccionadas por costureiros locais, promovendo circularidade e geração de renda; e a corrida solidária em parceria com a associação Pernas de Aluguel, que levou inclusão e bem-estar para a comunidade.
No campo do aprendizado e do desenvolvimento, o projeto Multiplicando Conhecimento estimula a troca de saberes entre colaboradores, enquanto o evento “Conexões de Carreira”, conduzido por estagiários com apoio do RH, inspirou jovens aprendizes ao apresentar possibilidades de atuação profissional e caminhos de carreira dentro da empresa. Já a Semana da Qualidade, Segurança e Sustentabilidade (SQSS 2025) mobilizou toda a organização em prol da solidariedade, resultando na arrecadação de quase 3 toneladas de alimentos e centenas de itens de higiene para comunidades em situação de vulnerabilidade. Por fim, a feira de trocas “Desapega aí!” reforçou a prática do consumo consciente, promovendo a circulação de itens em bom estado entre colaboradores.
Os resultados alcançados até o momento demonstram impactos ambientais, sociais e econômicos. “É muito gratificante observar o impacto em diferentes frentes, seja com a redução de resíduos e economia de recursos, ou no apoio a famílias e instituições, além da geração de renda para pequenos empreendedores. No médio prazo, até 2030, queremos contribuir para a meta global de capacitar 250 mil produtores e profissionais do setor agropecuário. E, no longo prazo, a ideia é manter um impacto positivo contínuo e um legado de sustentabilidade real na empresa”, destaca o gestor.

Em 2025 e nos próximos anos, a De Heus também segue reforçando o seu compromisso com o meio ambiente por meio do apoio à Black Jaguar Foundation, organização responsável pela restauração do Corredor de Biodiversidade Araguaia, que conecta a Amazônia ao Cerrado no Brasil. A empresa participa ativamente do projeto com a implantação de viveiros, fornecimento de mudas, coleta de sementes e treinamento de brigadas de incêndio.
Sustentabilidade como pilar estratégico – Segundo o profissional, a sustentabilidade é parte essencial do futuro da companhia. “A sustentabilidade é um pilar bastante estratégico. Ela orienta as nossas decisões, fortalece o nosso relacionamento com os clientes e as comunidades, além de garantir que o nosso crescimento venha junto com um impacto positivo para as pessoas e para o planeta”, finaliza Cerqueira.
Organização internacional de origem holandesa, com posição de liderança na indústria de nutrição animal, desenvolvendo todos os grupos de produtos nutricionais – de premixes e núcleos a concentrados e rações completas. Fundada em 1911, a Royal De Heus acumula experiência de 113 anos, está presente em mais de 20 países, possui mais de 90 unidades fabris, distribuição de produtos em 75 países e emprega atualmente mais de 10 mil colaboradores.
Destaca-se pelas suas tecnologias inovadoras e comprovados conceitos nutricionais oferecidos aos produtores e atualmente está entre as seis principais empresas de nutrição animal no mundo. Presente no Brasil há 13 anos, possui seis unidades fabris: duas em Rio Claro (SP), Apucarana (PR), Toledo (PR), Guararapes (SP) e Itaberaí (GO); uma unidade administrativa em Campinas (SP) e um centro de distribuição, em Bezerros (PE).