26 de maio de 2011

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Agropecuária começam no próximo mês


Será realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais em parceria com o setor de agrobiologia da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 6 de junho e vão até o dia 1º de julho. Poderão se inscrever alunos da rede pública e privada que cursam ensino técnico de nível médio nas modalidades integrado e concomitante e na modalidade subsequente. Os cursos são: agropecuária, agricultura, agroecologia, zootecnia, agronegócio, alimentos e agroindústria.

O projeto foi aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e conta ainda, com apoio dos ministérios da Educação e da Ciência. Tem por objetivo estimular a participação dos jovens em atividades de iniciação científica, para o desenvolvimento regional e produção de inovações tecnológicas, retornando assim, para sociedade brasileira benefícios originados da melhoria no ensino público de nível médio e técnico ligados à agropecuária.

Como funciona

A competição terá quatro etapas, sendo as três primeiras virtuais com avaliação de múltipla escolha nas áreas de agricultura e zootecnia. A última será presencial e participarão 50 equipes do ensino médio e concomitante e 10 equipes do ensino subsequente. Os alunos deverão apresentar a resolução de um estudo de caso, proposto pela comissão avaliadora, referente ao tema da Olimpíada. Com as notas individuais será feita uma média e somada à nota final da equipe.

Aproximadamente 300 alunos participarão, 250 do ensino médio integrado e concomitante e 50 do ensino subsequente. As equipes serão compostas por quatro alunos e um orientador. As 15 melhores equipes na modalidade ensino médio integrado ou concomitante e subsequente receberão medalhas, as três melhores no geral, na modalidade ensino médio integrado ou concomitante receberão troféus. Já a equipe classificada em 1º lugar participará em 2012 da IESO (Internacional Earth Science Olympiad), competição anual de ciências da terra, que será realizada no Japão.

Fonte: Portal do Agronegócio – www.portaldoagronegocio.com.br

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.