inpEV reforça importância da logística reversa para preservação

Compartilhe:

Captura de Tela 2025-03-26 às 10.31.37

Belém será palco da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), um evento global que reforça a importância da sustentabilidade no Brasil e no mundo, além de discussões sobre mudanças climáticas e a preservação do meio ambiente. Diante desse cenário, o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) destaca o papel estratégico da logística reversa na preservação ambiental e na construção de um modelo de produção agrícola mais sustentável.

Desde a criação do Sistema Campo Limpo em 2002, o programa referência de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, tem desempenhado um papel fundamental na destinação ambientalmente correta desses materiais, contribuindo significativamente para mitigar impactos ambientais. Ao longo de sua operação, o programa já destinou mais de 800 mil toneladas de embalagens de forma adequada, sendo 68,5 mil toneladas apenas em 2024, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.

O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (indústria fabricante/registrante, canais de distribuição e agricultores), com apoio e fiscalização do poder público. Além disso, reúne mais de 256 associações de revendas e cooperativas e atende cerca de 2 milhões de propriedades rurais em todo o país, de acordo com o censo agrícola de 2017.

Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, reforça a relevância desse trabalho:O Sistema Campo Limpo é um exemplo concreto de como a colaboração entre os elos da cadeia produtiva pode resultar em soluções ambientais eficazes. Nossa atuação não apenas contribui para a destinação correta das embalagens, como promove a economia circular, reforçando o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”

O Sistema está presente em todo o Brasil e conta com 411 unidades de recebimento em todos os estados do Brasil, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias, processo estabelecido pela Lei Federal nº 14.785/23 e pelo Decreto Federal 4.074/02. Formada por mais de 195 fabricantes e entidades representativas da indústria, canais de distribuição e agricultores, o inpEV é uma instituição sem fins lucrativos, que trabalha em prol do bom funcionamento do Sistema com os elos da cadeia agrícola

Desafios e oportunidades – Apesar dos avanços, ainda há desafios a serem superados, como o aumento da conscientização entre os produtores e a ampliação da infraestrutura de coleta e processamento de embalagens. Nesse sentido, o inpEV planeja a instalação de uma nova unidade de recebimento em Belém, reforçando o compromisso com a gestão ambientalmente correta dos resíduos e ampliando a capilaridade do Sistema Campo Limpo.

O Brasil é líder mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, e a atuação do inpEV pode servir de inspiração para outros países durante a COP30. Com um modelo eficiente e consolidado, o Sistema Campo Limpo reforça o compromisso do agronegócio brasileiro com a sustentabilidade e a preservação ambiental, alinhando-se às principais discussões globais sobre mudanças climáticas e economia circular.

Ao destacar a importância da logística reversa na agenda climática, o inpEV reafirma seu papel como agente estratégico na promoção de um futuro mais sustentável, contribuindo diretamente para os objetivos globais da COP30 e para a construção de um agronegócio cada vez mais responsável e inovador.

Sistema Campo Limpo e inpEV – Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema Campo Limpo já destinou, adequadamente, mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Só em 2024, foram 68,5 mil toneladas. O programa tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva, com apoio e fiscalização do poder público. O Sistema está presente em todo o Brasil e conta com 411 unidades de recebimento, onde os agricultores podem devolver as embalagens vazias. Há ainda a possibilidade dessa entrega ser feita nos Recebimentos Itinerantes, que ocorrem em regiões distantes das unidades de recebimento e visam atingir os pequenos produtores.

Com mais de 20 anos de atuação, o inpEV – representante da indústria fabricante de defensivos no Sistema – é o responsável pela destinação ambientalmente correta das embalagens vazias e sobras pós-consumo no Brasil, processo estabelecido pela Lei Federal nº 14.785/23 e o Decreto Federal 4.074/02. É uma instituição sem fins lucrativos, formada por mais de 195 fabricantes e entidades representativas da indústria, canais de distribuição e agricultores.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no FacebookYoutubeInstagramLinkedIn e TikTok.

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.