A terceira edição do IAGRO – um dos poucos eventos realizados no país com foco no debate de uso inteligente de dados e Inteligência Artificial (IA) no Agronegócio – será realizada em Londrina, no próximo dia 18, pela empresa Brid Soluções, Sociedade Rural do Paraná e Hub Cocriagro, com o tema Jornada dos dados e IA – Conectando o agro. A abertura oficial está marcada para 8h30, no Recinto Milton Alcover, no Parque Ney Braga Eventos, em Londrina (PR), e a programação segue até o final do dia.
O evento vai explorar como a inteligência de mercado no agronegócio está impactando o gerenciamento comercial, impulsionando vendas e fortalecendo a relação com clientes e o mercado. O objetivo é capacitar as empresas para iniciar sua cultura de dados, extraindo maior potencial de seus negócios. Fábio de Mello, CEO da Brid Soluções, salienta que as palestras foram definidas com o propósito de: informar sobre o uso de dados estratégicos; capacitar profissionais para a análise de dados no agro; e apresentar cases de sucesso que inspiram a transformação digital no campo.
A programação inclui palestras e cases práticos com os especialistas:
- Jorge Carvalho: Gestão baseada em dados e a integração estratégica de informações.
- Tatiana Fiuza: Inovação na Linha de Fogo – Como se reinventar no agro quando os recursos escasseiam.
- César Brito (CIO da Cooperativa Agroindustrial Holambra/SP) – Apresentará a jornada de dados da Holambra Agroindustrial.
- Victor Shinya (AWS/BR): Falará sobre o Futuro – Guia para Líderes sobre a Adoção de Nuvem no Agro.
- Silvana Santos: Apresentará o Case Coamo – Jornada em Inovação e IA.
- Especialistas Brid Soluções: Abordarão o tema “Inteligência Ativa”.
- Painel de Fechamento: Contará com a participação das cooperativas Comigo/GO e Integrada/PR.
Clareza, estratégia e confiança – A palestra de abertura, ministrada por Jorge Carvalho, consultor da Brid Soluções, levará ao evento a mensagem-chave de que os dados são mais que números. “Os dados são a bússola que mostra onde estamos e para onde podemos ir. Quando bem trabalhados, tornam-se uma verdadeira alavanca de crescimento e competitividade, permitindo que empresas enfrentem desafios complexos com mais clareza, estratégia e confiança”, destaca Carvalho.
Ele enfatizará a importância de integrar dados para direcionar esforços de forma coordenada e alertará sobre o risco de adiar esse movimento: “Demorar a trabalhar os dados certos significa manter todo o time da corporação realizando esforço não monitorado para o foco errado. Isso custa tempo, energia e competitividade.”
Um exemplo prático sobre como implantar e utilizar os dados com fundamentos será levado ao evento por César Brito, CIO (Chief Information Officer) da Cooperativa Agroindustrial Holambra. Segundo ele, a motivação para o caminho percorrido pela cooperativa veio pela busca por decisões assertivas e necessidade de padronização de cadastros.
Ele destaca que a implementação de um Data Lake no Azure foi ponto essencial para organizar, padronizar e democratizar o acesso a dados, permitindo a criação de dashboards e painéis informativos para toda a organização. “Essa iniciativa gerou resultados concretos, como a melhor compreensão do comportamento de compra dos produtores e a otimização das negociações com a indústria, traduzindo-se em preços mais vantajosos e benefícios diretos aos cooperados”, informa.
A mensagem que Brito pretende deixar clara aos participantes do IAGRO é a de que os dados são ativos valiosos que, se bem protegidos e democratizados, são uma fonte potencial de riqueza e sucesso para o agronegócio.