O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de dezembro de 2024 fechou em 1.05, ligeiramente acima do mês anterior. Neste início de ano, na curta janela de plantio de milho 2ª safra, destaca-se a importância de os produtores rurais realizarem o planejamento para tomada de decisão para a compra antecipada. Aqueles que conseguem se planejar e antecipar suas compras tem, historicamente, um momento de compra mais favorável, além de evitar o acúmulo logístico nas entregas de fertilizantes e receber o insumo no momento ideal de aplicação.
No período, os fertilizantes apresentaram aumento médio de cerca de 2% de preços, impulsionado pelo aumento no cloreto de potássio (KCl) em 4%,. O período também registrou queda média das commodities em cerca de 6% em relação ao mês anterior. Ela foi liderada pela soja, sendo que a maior parte dessa queda está ligada ao aumento do dólar, já que o índice também é ponderado pelo câmbio.
Em dezembro, o dólar teve um aumento de cerca de 5% em relação ao mês anterior. Em contrapartida, a demanda por milho no mercado interno, principalmente para as usinas de etanol de milho, segue trazendo firmeza para os preços da commodities no mercado doméstico. O mercado segue atento ao início da colheita da soja no Brasil, ao clima e à janela de plantio do milho de segunda safra, com saldo de 20% do fertilizante ainda ser negociado para essa safra.