23 de janeiro de 2013

Dia de Campo Copercampos, o encontro do homem do campo com a tecnologia

 

Foto: Divulgação.

Nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro de 2013, você produtor rural é o convidado de honra para participar do evento referência do agronegócio brasileiro. O 18º Dia de Campo Copercampos deste ano será o encontro do homem do campo com a mais alta tecnologia disponível para desenvolver as atividades de produção de grãos, pastagens, suinocultura e também utilizar máquinas e implementos nas propriedades rurais.

O produtor, pesquisador, estudante e visitantes irá conferir no Campo Demonstrativo Copercampos, localizado na Rodovia BR 282 – Km 347, em Campos Novos vitrines de feijoeiros, de soja, milho, sorgo e de pastagens.

Nas vitrines de feijão, as variedades adaptadas à região e disponíveis para plantio terão destaque no evento deste ano. No Campo Demonstrativo Copercampos, as vitrines da oleaginosa demonstrarão o real desempenho de cada variedade e diversos manejos foram implantados.Desde o uso de diferentes produtos no tratamento de sementes, aplicações preventivas e de combate a doenças e pragas, até a fase final da cultura do feijão, o trabalho dos técnicos da Copercampos está sendo diferenciado.

O feijoeiro que exige muita atenção do agricultor e pode representar um alto ganho financeiro no momento da comercialização é um dos destaques do 18º Dia de Campo Copercampos e você visitante é convidado a conhecer o trabalho de manejo desta cultura.
Já quanto ao manejo de plantas daninhas resistentes – Destaque na edição do Dia de Campo de 2012 – o trabalho realizado no Campo Demonstrativo Copercampos quanto ao manejo de plantas resistentes será novamente realizado no evento deste ano.

Com foco em Buva, onde no Brasil tem relatos da presença de duas espécies (Conyze bonaríensís e Conyza canadensís), os técnicos da cooperativa demonstrarão no evento, o trabalho realizado no controle a praga com uso de herbicidas, e no manejo de inverno, manejo de pré-semeadura (dessecação), pré-emergência, pós-emergência e também as conclusões do trabalho.

De acordo com o coordenador do Campo Demonstrativo Copercampos e também do Dia de Campo, Engenheiro Agrônomo Fabrício Jardim Hennigen, as sementes de Buva germinam durante o outono/inverno e as plantas se desenvolvem durante a primavera e o verão, encerrando seu ciclo no outono seguinte.

A resistência da buva se dá devido a um gene nuclear e com dominância incompleta. Esta característica, associada a autofecundação e a disseminação fácil das sementes de buva, sugerem um aumento rápido na freqüência da resistência em áreas com uso contínuo do glifosato. A adoção de praticas de manejo são indispensáveis em áreas com plantas resistentes.
Fonte: Copercampos

Foto: Divulgação

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.