2 de agosto de 2011

Congresso Brasileiro de Marketing Rural mostra a importância da rastreabilidade no setor de hortifrúti

 

Thomas Eckschmidt, da PariPassu

“O produto tem uma história a ser contada, o consumidor quer conhecer essa história”. Com esse recado, Thomas Eckschmidt, da PariPassu, empresa que desenvolve aplicativos para a cadeia produtiva de alimentos e outros áreas do agronegócio, mostrou a importância da rastreabilidade na palestra sobre o Marketing do Hortifrúti, no 8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural, dia 28 de julho. Durante sua apresentação, no Painel Comunicação, presidido pelo presidente do Conselho da ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, Geraldo Alonso Filho, Eckschmidt alertou que a transparência é a nova regra do mercado.

A palestra abordou o tema rastreamento no setor de alimentos in natura – histórico do rastreamento, motivação para rastrear e os caminhos para rastrear como também a transparência da cadeia produtiva e a demanda dos consumidores e de organizações não governamentais por maiores informações sobre a origem dos alimentos. “O consumidor tem cada vez mais interesse em se informar sobre a procedência dos alimentos e está cada vez mais exigente. Hoje, cobra dos produtores princípios de sustentabilidade, isto é, impactos social e ambiental”, explicou ele.

Eckschmidt mostrou as tendências para aproximação do produtor com o consumidor no Brasil. “A rastreabilidade proporciona uma grande oportunidade de os produtores de hortifrúti criarem novas formas de comunicação e garantirem a fidelização do consumidor, não pelos distribuidores, mas pela origem”, acrescentou.

Finalizou a palestra com uma discussão sobre o movimento do varejo brasileiro em relação ao rastreamento de alimentos e, também, sobre as tecnologias disponíveis para conectar produtores e consumidores, bem como as vantagens desta conexão. Exemplificou com os Estados Unidos, onde o celular já está sendo usado na rastreabilidade. A pessoa entra numa loja, se interessa por um produto, através do celular lê o seu código e tem como resposta a indicação de onde encontrá-lo por um preço mais barato.

O 8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio, realização da ABMR&A, aconteceu durante os dias 27 e 28 de julho, em São Paulo, no Transamerica Expo Center, durante as feiras de negócios AGRINSUMOS Expo&Business e INDUSPEC Animal Expo&Business, promovidas pelo Grupo Informa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Grupo Publique

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.