Produtores de Mato Grosso se destacam pela qualidade genética e manejo dos rebanhos na 23ª etapa nacional promovida pela ACNB.
A cidade de Alta Floresta (MT) sediou, nos dias 13 a 15 de outubro, a 23ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025, reunindo 760 animais avaliados no frigorífico Friboi. O evento é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), com apoio da Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT), da Matsuda Sementes e Nutrição Animal e do próprio frigorífico.
Foram analisadas carcaças de 660 bovinos terminados em confinamento e 100 criados a pasto, provenientes de quatro pecuaristas. Entre os 670 machos não castrados, 93% tinham até quatro dentes permanentes — ou seja, menos de três anos de idade — com peso médio de 21,8 arrobas. Nas 90 fêmeas, 77% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, com peso médio de 14,7 arrobas e 81% cobertura de gordura mediana. “Os resultados demonstram a excelência da genética Nelore e o comprometimento dos produtores da região”, destacou Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.
O melhor lote de carcaças de machos ficou com André de Moraes Zucato, da Fazenda Mano Júlio VI (Ipiranga do Norte/MT). Devanir Della Rosa, da Fazenda Rosane (Nova Bandeirantes/MT), conquistou a medalha de prata e também o ouro na categoria de machos a pasto. A medalha de bronze foi para Alceu Elias Feldmann, da Fazenda Vale do Juruena I (Nova Bandeirantes/MT). Entre as fêmeas, o melhor lote foi o de Cristiano Rizzutto Lemos, da Fazenda Araguaia (Alta Floresta/MT).
Promovido desde 1999, o Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças bovinas do mundo e tem apoio de frigoríficos parceiros como Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda. O projeto avalia o desempenho dos rebanhos e valoriza o uso de genética superior, manejo sustentável e bem-estar animal, pilares que fazem do Nelore a raça responsável por cerca de 80% do rebanho de corte nacional.




