1 de agosto de 2011

Campanha para aumento do consumo interno da carne suína foi case no 8º Congresso brasileiro de Marketing Rural

O aumento do consumo de carne suína entre os brasileiros foi o foco da palestra Marketing da Carne Suína, apresentada pelo diretor executivo da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos – ABCS, Fabiano José Coser, no dia 28 de julho, quinta-feira, no Painel Comunicação, no 8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural.

Quarto maior exportador de carne suína do mundo, no Brasil, segundo Coser, o consumo per capita é de apenas 13 kg habitante/ano, apesar de ser considerada a carne mais saborosa por 48% dos brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela ABCS. Mesmo sendo altamente tecnificada, vários pontos negativos eram apontados na suinocultura brasileira, como o preconceito (associação com gordura e obesidade, saúde, etc.), o preço, até então considerado mais alto, e o formato de como a carne era apresentada ao consumidor.

Em 2005, a ABCS iniciou um projeto para mudar essa imagem e estimular o consumo. Foi criado um Conselho Médico para esclarecer a população através de monografias, palestras científicas e outros recursos de comunicação. Aumentando a demanda, logicamente o preço da carne cairia. Paralelamente, foi lançada a Campanha Um Novo Olhar sobre a Carne Suína, dirigida ao comércio varejista, com o objetivo de mostrar uma nova forma de apresentar e comercializar o produto. A carne passou a ser apresentada de forma mais prática e atraente, com cortes especiais paras que o consumidor não a associasse à gordura.

“O que aconteceria se o cada brasileiro consumisse 10 bifes de 200 gramas a mais de carne suína ao ano, ou seja, 2 quilos/ano a mais? Qual o impacto de sairmos de 13 kg para 15 kg de consumo per capita, ante a média europeia de 45 kg? A partir daí, foi criado, em 2008, e lançado em 2009, o Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura, uma parceria da ABCS com o Sebrae Nacional”, explicou Fabiano Coser.

A intenção, segundo ele, é atingir, principalmente, o Nordeste (Bahia e Ceará), não só no que diz respeito ao consumo, mas também estimular o desenvolvimento da suinocultura. Os outros Estados beneficiados pelo projeto são Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Desde então, explicou Coser, nesses estados estão sendo desenvolvidas ações para geração de conhecimento nas áreas de produção, industrialização e na comercialização da carne suína. “São publicações como, por exemplo, manuais para açougueiros, padarias, lanchonetes, restaurantes, com orientações sobre a carne e receitas desenvolvidas para cada um desses setores. Também fazem parte ações em supermercados, oficinas gastronômicas e palestras a estudantes.”
Até 2013 serão investidos mais de R$ 11 milhões, cerca da metade proveniente do sistema Sebrae e o restante do sistema ABCS, suas filiadas e parceiros institucionais. “Até o momento, já foram capacitadas mais de cinco mil pessoas e mais de 653 mil pessoas foram atingidas pelo Projeto. Até o final de 2011 espera-se chegar, aqui no Brasil, ao consumo per capita e 14,5%”, conclui Fabiano José Coser.

O 8º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio, uma realização da ABMR&A – Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio, aconteceu durante os dias 27 e 28 de julho, em São Paulo, no Transamerica Expo Center, durante as feiras de negócios AGRINSUMOS Expo&Business e INDUSPEC Animal Expo&Business, promovidas pelo Grupo Informa.

Fonte: Assessoria de imprensa Grupo Publique

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