O AgNest, um novo laboratório vivo para Agtechs situado em Jaguariúna (SP), tem se destacado como o elo que faltava no ecossistema de inovação do Agro, sendo um importante espaço dedicado ao desenvolvimento de soluções sustentáveis e digitais para o agronegócio no conceito de Farm Lab (ou Laboratório na Fazenda). Sua missão é promover a inovação aberta e o empreendedorismo, oferecendo um ambiente propício para startups desde o estágio de MVP (ou produto mínimo) até a escala comercial, com equipe e recursos ideais para operações em diversos tipos de cultivos.
“Com uma área experimental de 66 hectares, o AgNest adota o conceito plug and play, permitindo que startups e empresas parceiras tenham acesso a um laboratório vivo no modelo de uma fazenda real e acelerem a criação de inovações para o setor agrícola”, diz João Casagrande (foto abaixo, à esquerda), Head de Agro do AgNest. Por se localizar no Corredor de Inovação Agropecuária de São Paulo, uma região reconhecida como um importante polo de ciência, tecnologia e inovação, o AgNest está estrategicamente posicionado próximo a universidades, institutos de pesquisa e empresas privadas.
A participação do AgNest na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), é um exemplo do compromisso do Farm Lab com o desenvolvimento e apresentação de opções tecnológicas para o agronegócio. Durante o evento, que reúne produtores rurais, profissionais e técnicos do agronegócio de todo o Brasil e do mundo, foi assinado formalmente o Contrato de Gestão, na cerimônia estiveram presentes a Presidente da Embrapa, Silvia Massruhá (foto no alto), Ana Paula Packer, Lider da Embrapa Meio Ambiente, bem como os membros do Conselho Gestor do AgNest.
“Além disso, o AgNest segue no evento com um espaço dedicado para fomento de parcerias e negócios dentro do estande da Embrapa. Profissionais da Impactability e do Conselho Gestor estão presentes para realizar reuniões de negócios com o objetivo de desenvolver projetos de inovação aberta”, diz João Casagrande.
Diante das atuais demandas do agronegócio brasileiro, que buscam cada vez mais produtividade e sustentabilidade equilibradas com rentabilidade, o AgNest surge como um hub de inovação que impulsiona o empreendedorismo no setor. Com foco na agricultura em áreas como digital e conectividade, o Farm Lab proporciona um ambiente propício para a consolidação de startups do agro, as AgTechs, que buscam soluções inovadoras para a produção rural.
Em resumo, o AgNest se consolida como um importante catalisador de inovação no agronegócio. Com sua infraestrutura, recursos e parcerias estratégicas, o Farm Lab oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e digitais, impulsionando o empreendedorismo e a inovação aberta no setor agrícola. Com a participação na Agrishow, o AgNest reafirma seu compromisso em acelerar tecnologias que contribuam para o desenvolvimento do agronegócio brasileiro, garantindo sua produtividade e sustentabilidade equilibradas com a rentabilidade.