A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) comemora a abertura do mercado de sêmen e embriões bovinos brasileiros para a Indonésia, viabilizada com o auxílio do Brazilian Cattle, projeto setorial promovido pela entidade em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
O resultado foi oficializado depois de quase uma década de tratativas, em um processo marcado por entraves e que exigiu a atuação conjunta do poder público e da iniciativa privada de ambos os países em prol da abertura do mercado de exportações. Em 2024, a pedido da Zebuembryo, a iniciativa passou a contar com o apoio do Brazilian Cattle.
“É uma conquista que demonstra a força da genética bovina brasileira e reforça o papel estratégico do trabalho conjunto entre setor produtivo, governo e o projeto Brazilian Cattle”, comenta o Gerente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebrón. O Brazilian Cattle atua por meio de argumentações técnicas, traduções, o monitoramento constante do processo e outras ações de apoio institucional junto ao MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) e à adidância agrícola do Brasil, conforme explica a Consultora do projeto, Izabelle Jardim.
“É um trabalho em conjunto entre o Brazilian Cattle e as próprias empresas envolvidas no mercado de exportações e importações. Ajudamos com a parte de documentação, acompanhamento dos processos no Mapa ou embaixadas, pedimos auxílio às autoridades, oferecemos informações técnicas, entre outras ações – e as empresas ajudam muito do outro lado, atuando com o importador do país de destino”, descreve.
A Consultora acrescenta que o trabalho de Bruno Cavalheiro, adido agrícola da Indonésia, foi essencial para a concretização do resultado. “É motivo de comemoração para a ABCZ, e uma prova viva da valorização da genética brasileira na esfera internacional. A Indonésia passa a integrar a lista de países que reconhecem a qualidade e o potencial da genética zebuína produzida no Brasil”, finaliza Izabelle.