Treinamentos sobre uso de medicamentos e boas práticas de fabricação reforçam a importância da qualificação técnica na indústria de alimentação animal.
O Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações) anunciou as últimas turmas de capacitação de 2025, voltadas à qualificação de profissionais da indústria de rações, suplementos e alimentos para animais. Os cursos abordam dois temas estratégicos para o setor: “Utilização de Medicamentos na Alimentação Animal” e “Boas Práticas de Fabricação (BPF)”, ambos fundamentais para garantir segurança, qualidade e conformidade regulatória na cadeia produtiva.
O curso “Utilização de Medicamentos na Alimentação Animal”, no dia 24 de novembro, terá formato on-line e ao vivo, com carga horária de 8 horas (das 8h30 às 17h30). Voltado a gerentes, supervisores e equipes de produção e controle de qualidade, o treinamento detalha os procedimentos previstos na Portaria SDA nº 798/2023 e na Instrução Normativa nº 04, enfatizando o planejamento, execução e validação de processos de limpeza e controle de contaminação cruzada — requisitos essenciais para a fabricação de alimentos medicamentosos seguros e regulamentados.
A segunda capacitação, “Boas Práticas de Fabricação (BPF)”, será realizada de 9 a 12 de dezembro, também em formato on-line e ao vivo, com 32 horas de duração. O curso, baseado na Instrução Normativa nº 4/2007 e na Orientação Normativa nº 03/2020, tem como objetivo disseminar a cultura da qualidade e preparar os profissionais para implantar, monitorar e auditar sistemas de BPF nas indústrias de alimentação animal.
As vagas são limitadas a 15 participantes para o curso de medicamentos e 20 para o de BPF, com valores diferenciados para empresas associadas ao Sindirações e à ASBRAM. As inscrições podem ser feitas no site oficial da entidade (www.sindiracoes.org.br/cursos).
Com mais de 70 anos de atuação, o Sindirações é reconhecido como o principal representante da indústria brasileira de alimentação animal. A entidade reúne 140 empresas associadas, que respondem por cerca de 90% do mercado nacional de rações, concentrados, núcleos e suplementos minerais, e atua junto aos principais órgãos nacionais e internacionais para promover a segurança dos alimentos, a sustentabilidade e a competitividade do setor. Fundado em 1953, o Sindirações é filiado à FeedLatina e à International Feed Industry Federation (IFIF), e mantém sede em São Paulo, no edifício da FIESP.


