Geólogo assume a direção após decisão do Conselho de Administração e destaca importância da ética e transparência.
O Serviço Geológico do Brasil (SGB) passa por uma mudança importante em sua estrutura de liderança. O geólogo Francisco Valdir Silveira assumiu interinamente a presidência da instituição após aprovação do Conselho de Administração nesta quarta-feira (12/11). Ele acumulará o novo posto com a chefia da Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM), que ocupa desde 2023.
Servidor de carreira, Silveira tem trajetória marcada pela formação acadêmica sólida — graduação em Geologia, mestrado em Geociências e doutorado em Geodinâmica e Geofísica, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sua atuação inclui larga experiência em Geologia Econômica e passagem pelo setor privado, com trabalhos em empresas do grupo Anglo American e De Beers nas áreas de exploração mineral, geoquímica, geofísica exploratória e pesquisa de minerais estratégicos.
À frente da DGM, o novo presidente interino tem conduzido iniciativas voltadas à ampliação do conhecimento geológico e mineral do país, reforçando o papel do SGB na produção de dados essenciais ao desenvolvimento econômico. Em sua manifestação ao assumir o novo desafio, Silveira afirmou: “Reafirmo […] o compromisso com os princípios que regem a Administração Pública, como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência”, destacando também a importância de uma gestão baseada “na ética, transparência e pelo interesse público”.


