Redução de 40% no uso da água em 15 anos é um dos destaques do documento apresentado pelo Sindicerv em solenidade no Salão Nobre da Câmara dos Deputados
Setor que vai do campo ao copo e movimenta uma das maiores cadeias produtivas do país, a indústria da cerveja decidiu contar sua história sob a lente da sustentabilidade. Foi com esse propósito que o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) lançou, nesta quarta-feira (17), seu Relatório de Sustentabilidade, documento inédito que reúne práticas ambientais, sociais, de governança e de promoção do consumo responsável desenvolvidas por pequenas, médias e grandes empresas do setor.
Mais do que reunir dados, o Relatório revela uma indústria que se reinventa, investe em inovação e assume um papel ativo diante dos desafios contemporâneos. Responsável por 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, pela geração de cerca de 2,5 milhões de empregos e por uma arrecadação anual superior a R$50 bilhões em impostos, o setor cervejeiro mostra que crescimento econômico, moderação no consumo e responsabilidade socioambiental caminham juntos. “Pela primeira vez temos um documento mostrando que ações ambientais, sociais, de governança e, principalmente, de moderação, de promoção do consumo responsável estão no DNA de pequenas, médias e grandes indústrias do setor cervejeiro”, afirma Márcio Maciel, presidente-executivo do Sindicerv. Para ele, o Relatório materializa uma mudança de patamar na forma como o setor se posiciona, ao dar transparência a compromissos que já fazem parte do dia a dia das empresas.
Ao longo de suas páginas, o documento percorre iniciativas que vão da economia circular à transição energética. Entre os destaques, o Relatório aponta a redução de 40% no uso de água na produção de cerveja nos últimos 15 anos, o uso praticamente integral de energia elétrica proveniente de fontes renováveis nas operações das associadas e o avanço consistente da logística reversa, com o Brasil mantendo índices superiores a 97% de reciclagem de latas de alumínio. “Quero destacar que este Relatório demonstra que, das pequenas às grandes empresas, a sustentabilidade está presente e atuante na indústria cervejeira”, ressalta Priscilla Gurgel, gerente de Sustentabilidade do Sindicerv.
O lançamento do Relatório de Sustentabilidade ocorreu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e reuniu parlamentares, jornalistas, representantes das empresas associadas e convidados. O cenário simbólico reforçou a mensagem central do documento: a indústria cervejeira está ampliando o diálogo com a sociedade e com o poder público, ao apresentar dados, compromissos e caminhos para um modelo de desenvolvimento que une inovação, responsabilidade e consumo consciente.


