Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

No Dia Mundial do Feijão, Embrapa apresenta inovações ao setor produtivo

Compartilhe:

Governador em exercício do Paraná, Darci Piana, destaca importância da pesquisa

Evento em Cascavel marca lançamento de cultivares e destaca parceria com instituições e sementeiras para ampliar adoção tecnológica

 

A pesquisa agropecuária brasileira ganhou novos marcos no Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR), com o lançamento de quatro cultivares de feijão e da publicação Tecnologia de Aplicação de Pesticidas, apresentados pela Embrapa durante solenidade na Vitrine de Tecnologias.

No Dia Mundial do Feijão, a instituição apresentou as variedades BRS ELO FC424, BRS ELO FC429, BRS FP426 e BRS FP327, desenvolvidas para atender demandas de produtividade, qualidade de grãos e adaptação às principais regiões produtoras. As tecnologias contemplam dois materiais do grupo carioca e dois do grupo preto, segmentos que concentram a maior parte do consumo nacional.

“São tecnologias que integram duas cultivares do grupo carioca e duas do grupo preto e são resultado de uma parceria entre a Embrapa e o setor privado, envolvendo 11 sementeiras de feijão carioca e 13 de feijão preto”, afirmou o pesquisador Marcelo Sfeir Aguiar, da Embrapa Arroz e Feijão.

Durante o evento, também foi entregue simbolicamente a publicação técnica ao superintendente do Ministério da Agricultura no Paraná. Desenvolvido pela Embrapa Soja em parceria com a Unicentro, o material reúne orientações para uso mais eficiente e seguro de pesticidas nas lavouras.

Para Carina Rufino, chefe de Transferência de Tecnologias da Embrapa Soja, o lançamento reforça a importância da conexão entre pesquisa e campo. “São ações que contribuem para que produtores e técnicos tomem decisões mais eficientes e sustentáveis nas lavouras”, destacou.

O governador em exercício do Paraná, Darci Piana, também enfatizou o papel estratégico da instituição. “A Embrapa é fundamental para o avanço da agricultura em todas as regiões produtoras do Brasil e os resultados alcançados no campo são fruto direto do investimento em ciência, tecnologia e inovação promovido pela instituição”, afirmou.

O Paraná é o maior produtor de feijão do país, cenário que reforça a relevância do lançamento em um dos principais eventos do calendário agrícola nacional.

 

Encontre na AgroRevenda