Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

MAPA e Apex Brasil: Fruit Attraction SP é visão global às frutas do país

Compartilhe:

No evento de apresentação da Fruit Attraction São Paulo 2026, nesta terça-feira (10), na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) destacaram a visibilidade global que o evento traz para a fruticultura nacional.

“Será grande oportunidade para aproximar e conectar o produtor e exportador de frutas, em particular o pequeno agricultor de potenciais clientes – inclusive do exterior”, assinalou o superintendente do Mapa no Estado de São Paulo, Estanislau Steck. “O ministro Fávaro tem trabalhado muito para abertura de novos mercados, mais de 500 nos últimos três anos, muitos deles para as frutas, e a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia também torna oportuna nossa participação na feira.”

De acordo com o analisa de negócios da Apex-Brasil, Anderson Dib, a Fruit Attraction São Paulo é uma feira de grande importância, “que consideramos estratégica para as ações da agência com foco na expansão das exportações brasileiras de frutas”. Para esta edição 2026, Dib adianta que a Apex irá promover junto com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) uma rodada especial de negócios entre produtores e exportadores nacionais com compradores internacionais sob o guarda-chuva do projeto setorial “Frutas do Brasil”.

A Fruit Attraction São Paulo reunirá novamente, no final de março – de 24 a 26 -, na capital paulista, produtores, exportadores, compradores nacionais e internacionais, fornecedores, distribuidores, autoridades, entidades, e demais agentes do segmento, reafirmando seu papel de plataforma global para fruticultura brasileira.  Em 2025, o evento recebeu mais de 16,3 mil visitantes, 400 marcas expositoras de mais de 60 países, gerou mais de 1,5 mil reuniões na rodada de negócios, com estimativa de mais de R$ 1 bilhão em vendas, e ocupou 15 mil m² de área expositiva, crescimento de 66% frente 2024. Para esta edição, a área de exposição será ampliada, contemplando os mais diversos elos do setor – insumos, máquinas agrícolas, equipamentos para o pós-colheita, logística, embalagens, tecnologias digitais, cadeia fria [transporte e armazenagem], e muito mais.

Maurício Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil, correalizadora da feira em parceria com a  IFEMA – Instituição de Feiras de Madrid, destaca que, uma vez mais, os principais estados produtores de frutas do Brasil, por meio das respectivas Secretarias de Agricultura, estarão presentes com estandes na Fruit Attraction São Paulo – assim como representantes de municípios com forte ligação com a fruticultura, como, por exemplo, do circuito das frutas de São Paulo e do Vale do São Francisco [Bahia e Pernambuco]. “Além disso, teremos novidades nas já tradicionais atrações do Fruit Fórum – congresso de conteúdo –, o Cooking Show, espaço de experiências gastronômicas e a Rodada de Negócios, com sessões distintas para compradores e fornecedores nacionais e internacionais.”

Neste ano, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Instituto Brasileiro de Horticultura (Ibrahort) e Associação Brasileira de Embalagens em Papel (Empapel) se juntam à Abrafrutas – apoioadora “master” – como parceiros institucionais da Fruit Attraction São Paulo.

Sobre a IFEMA MADRID
IFEMA MADRID é o principal operador de feiras na Espanha e um dos mais importantes na Europa. Com mais de 500 eventos realizados a cada ano, seu calendário anual inclui feiras, congressos e eventos profissionais relacionados com praticamente todos os setores da economia. Anualmente, mais de 24 mil empresas espanholas e estrangeiras participam para gerar negócios e estabelecer relações comerciais, atraindo cerca de 4 milhões de visitantes. Com uma programação intensa, que também engloba grandes eventos musicais, espetáculos, exposições e eventos de lazer para o público em geral, a companhia consolidou-se como o segundo motor econômico da Região de Madrid, com um impacto na Comunidade local de 5.104 milhões de euros. Mais informações: https://www.ifema.es/

Sobre a Fiera Milano Brasil
A Fiera Milano Brasil é a subsidiária brasileira da Fiera Milano, um dos maiores grupos internacionais na organização de feiras e congressos, com sede na Itália e presença global, responsável por reunir anualmente cerca de 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes em seus eventos. Com expertise internacional e profundo conhecimento do mercado local, a Fiera Milano Brasil oferece plataformas estratégicas para geração de negócios, networking qualificado e lançamento de tendências, conectando marcas, profissionais e soluções em ambientes inovadores e altamente profissionais. Realiza, ao todo, dez feiras que abrangem diversos setores da economia, como segurança, energias limpas e renováveis, tubos e conexões, cabos, saúde ocupacional, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, dentre outros. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Fire Show, Congresso Ecoenergy, Fruit Attraction São Paulo — em parceria com a IFEMA Madrid —, Reatech + Expo Brasil Paralímpico, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, Tubotech, Wire Brasil, TranspoQuip e Expoparking, em parceria com a BMComm e E-squadria Show — esta última realizada em parceria com a NürnbergMesse Brasil.

Encontre na AgroRevenda