Segurança alimentar, bioenergia e inovação estão no centro do debate. Seminário do LIDE discute competitividade e protagonismo global do setor
A crescente pressão global por alimentos, energia e sustentabilidade torna o agronegócio brasileiro o centro das discussões estratégicas do setor. O Seminário LIDE Agronegócio, marcado para o dia 8 de abril em São Paulo, vai reunir autoridades, empresários e especialistas para debater o papel do Brasil como protagonista em segurança alimentar e bioenergia.
A proposta do evento é ampliar o olhar sobre o setor, conectando inovação, produtividade e sustentabilidade como pilares de competitividade. Em pauta, temas que vão desde o avanço dos biocombustíveis e o uso de bioinsumos até a integração das cadeias produtivas e os desafios para atender à demanda global por alimentos.
O seminário contará com a participação de nomes relevantes da política e do setor produtivo, como a senadora e ex-ministra da Agricultura Tereza Cristina, o ex-ministro Roberto Rodrigues e o chairman do LIDE, Luiz Furlan, além de representantes de entidades, empresas e instituições de pesquisa. A diversidade de perfis reforça a proposta de construir uma visão abrangente sobre o futuro do agro brasileiro.
Além do debate sobre políticas públicas e cenário econômico, o encontro deve abordar a necessidade de acelerar a adoção de tecnologias e práticas sustentáveis, capazes de aumentar a eficiência produtiva sem ampliar a pressão sobre recursos naturais. A agenda também inclui discussões sobre o fortalecimento da imagem do agro brasileiro no exterior e sua inserção em cadeias globais cada vez mais exigentes.
Realizado na Casa LIDE, o evento terá transmissão ao vivo, ampliando o alcance das discussões para além do público presencial e reforçando o papel do agronegócio como tema central na agenda econômica e ambiental do país.
Participantes confirmados:
- Tereza Cristina, senadora e ex-ministra da Agricultura
- Luiz Furlan, chairman do LIDE e ex-ministro do Desenvolvimento
- Francisco Matturro, ex-secretário de Agricultura de SP e head do LIDE Agronegócios
- Fernando Costa, presidente da Universidade Brasil
- Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e embaixador da FAO
- Arnaldo Jardim, deputado federal
- Itamar Borges, deputado estadual
- Pedro Lupion, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária
- João Dornellas, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA)
- Deise Dallanora, vice-presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG)
- Carla Freitas, presidente da Agropecuária Bela Vista (ABV)
- Laura Rauscher, CEO da ZAFRA Brazilian Commodities Exports
- Alfredo Miguel Neto, diretor da John Deere América Latina
- Heitor Cantarella, diretor do Centro de Solos e Recursos Ambientais
- Cláudio Brisolara, diretor econômico da FAESP/SENAR
- João Doria,fundador e co-chairman do LIDE




