Pesquisador com trajetória em gestão ambiental e políticas públicas toma posse nesta quinta (12) para mandato de dois anos no DF
A Embrapa Cerrados inicia um novo ciclo administrativo nesta quinta-feira (12/02), com a posse oficial do pesquisador Jorge Werneck como chefe-geral da Unidade, sediada em Planaltina (DF). A cerimônia ocorre às 10h, no Auditório Wenceslau Goedert, e contará com a presença da presidente da Embrapa, Sílvia Massruhá, além de autoridades e parceiros institucionais.
Werneck sucede Sebastião Pedro, que esteve à frente do centro de pesquisa entre novembro de 2020 e dezembro de 2025. O novo dirigente terá mandato inicial de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.
Engenheiro agrícola formado pela Universidade Federal de Viçosa, Werneck é mestre e doutor pela Universidade de Brasília, com atuação consolidada nas áreas de monitoramento e gestão de recursos hídricos, serviços ecossistêmicos, irrigação, conservação do solo e impactos do uso da terra sobre a qualidade da água. Pesquisador da Embrapa desde 2001, também acumula experiência em gestão pública e regulação ambiental.
Entre suas passagens recentes estão cargos na Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), onde foi diretor entre 2017 e 2022; na Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA), como superintendente entre 2022 e 2023; e na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO), como subsecretário entre 2023 e 2024.
A nova chefia conta ainda com os adjuntos Edson Sano (Pesquisa e Desenvolvimento e substituto do chefe-geral), Cristiane Cruz (Transferência de Tecnologia) e Herler Oliveira (Administração). Referência em pesquisas voltadas ao bioma Cerrado, a unidade tem papel estratégico na geração de tecnologias para agricultura sustentável, manejo de recursos naturais e segurança hídrica no Brasil Central.




