Uma empresa do GRUPO PUBLIQUE

Empresas do setor sucroenergético iniciam missão técnica na Bolívia

Compartilhe:

Agenda do projeto Brazil Sugarcane inclui visitas a usinas e participação em simpósio agroindustrial em Santa Cruz de La Sierra

 

A Bolívia abre o calendário internacional de 2026 para o setor sucroenergético brasileiro. Nos dias 27 a 30 de janeiro, um grupo formado por 21 empresas participa de uma missão técnica e comercial organizada pelo projeto Brazil Sugarcane, iniciativa que busca ampliar a inserção internacional de soluções, tecnologias e serviços ligados à cadeia da cana-de-açúcar.

A programação tem início com visitas técnicas a grupos açucareiros e usinas bolivianas, incluindo Unagro, Aguaí, Guabira e La Bélgica, onde os participantes terão contato direto com os processos industriais de produção de açúcar, etanol e derivados. Na sequência, a delegação brasileira participa do Simpósio Técnico Agroindustrial da ATACBOL, em Santa Cruz de La Sierra, espaço de troca de conhecimento e aproximação com atores locais do setor.

“A Bolívia é o nosso primeiro destino de 2026. O país é um grande parceiro comercial do Brasil e, em especial, das empresas ligadas ao projeto Brazil Sugarcane. Essa agenda agrega conhecimento com a participação no simpósio e, nas visitas, poderemos ver de perto os gargalos de mercado e as oportunidades de negócios, fortalecendo parcerias estratégicas e ampliando a presença das empresas brasileiras no setor boliviano, com foco em inovação, competitividade e geração de valor para toda a cadeia sucroenergética”, afirma Suy Machado, gerente do projeto.

Com condições climáticas favoráveis à produção de cana-de-açúcar, a Bolívia vem avançando em processos de modernização e expansão do setor por meio de parcerias internacionais. Nesse contexto, o projeto Brazil Sugarcane Bioenergy Solution — realizado pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla) em parceria com a ApexBrasil — atua como plataforma de conexão entre empresas brasileiras e mercados estratégicos, promovendo negócios, intercâmbio tecnológico e fortalecimento da presença do Brasil no cenário sucroenergético internacional.

 

Missão Brazil Sugarcane na Bolívia

Período da missão

  • 27 a 30 de janeiro de 2026

Empresas participantes

  • 21 empresas brasileiras do setor sucroenergético

Destino

  • Santa Cruz de La Sierra (Bolívia)

Visitas técnicas programadas

  • Grupos e usinas: Unagro, Aguaí, Guabira e La Bélgica

Agenda técnica

  • Participação no Simpósio Técnico Agroindustrial da ATACBOL

Foco da missão

  • Intercâmbio técnico e tecnológico
  • Identificação de gargalos e oportunidades de mercado
  • Fortalecimento de parcerias comerciais
  • Ampliação da presença brasileira no setor sucroenergético boliviano

Organização

  • Brazil Sugarcane Bioenergy Solution
  • Parceria entre APLA e ApexBrasil

Encontre na AgroRevenda