MICROGEO® participa do Ciclo de Seminários Agrícolas

Promovido pela Biosul, em parceria com a Sulcanas e a TCH, evento reuniu as principais usinas e produtores de cana-de-açúcar do Estado.

Em outubro, a MICROGEO®, empresa desenvolvedora do Adubo Biológico exclusivo que restabelece o microbioma do solo, participou pela primeira vez do Ciclo de Seminários Agrícolas, evento realizado pela Associação dos Produtores de Bioenergia do Mato Grosso do Sul (Biosul), em parceria com a TCH Gestão Agrícola e com a Embrapa – Agropecuária Oeste. Em sua quarta edição, o encontro teve como tema central “Os fornecedores de cana no Mato Grosso do Sul”, reunindo os principais produtores e representantes de usinas da região.

Entre as palestras que integraram a programação, o destaque ficou por conta do produtor rural, Daine Frangiosi, que falou sobre as inovações adotadas no processo produtivo da cana, desde o plantio até a colheita, com a finalidade de garantir mais produtividade e longevidade da mesma. Usuário do Adubo Biológico MICROGEO® há três anos consecutivos, Frangiosi apresentou os benefícios provenientes do uso correto e contínuo da solução em sua propriedade, que está localizada em Campo Florido (MG).

“A diferença que o Adubo Biológico MICROGEO® traz é muito significativa. Visualmente percebe-se plantas com maior volume de massa foliar, o que configura maior produção, tanto em açúcar, quanto em TCH”, conta o produtor. “Além disso, também pude perceber uma melhor reestruturação do solo, equilíbrio e sanidade de planta, no qual a colonização de determinados grupos de bactérias tem atuado em vários pontos específicos (solo, raiz, colmo e folha), sendo que alguns grupos com capacidade endofítica tem colonizado interior de colmos dificultado a entrada de patógenos”, complementa.

Para se ter ideia em números, um comparativo feito por Frangiosi demonstrou que a área tratada com o Adubo Biológico MICROGEO® apresentou uma produtividade média de 179 toneladas de cana-de-açúcar por hectares, contra 137 toneladas por hectares da área não tratada (testemunha). Atualmente, o produtor conta com quatro biofábricas CLC® em sua propriedade (que soma mais de 4 mil hectares), com 154 mil litros de Adubo Biológico em cada.

Outro cliente da MICROGEO® que também marcou presença no evento foi o produtor rural e presidente da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar do Estado de Mato Grosso do Sul (Sulcanas), Alexandre Garcia. Além de abordar a parte institucional da entidade, o especialista focou na nova política do RenovaBio, que traça uma estratégia conjunta para a segurança energética e a redução de emissões de gases causadores do efeito estufa ao longo da cadeia de produção de biocombustíveis.

“Entre as soluções que estão alinhadas com essa política está o Adubo Biológico MICROGEO®”, destacou Garcia. O produtor utiliza a tecnologia desde 2012 em sua propriedade, tanto na plantação de cana-de-açúcar quanto de soja e, até o momento, já pôde perceber benefícios como a menor formação de torrões de terra e o menor impacto do estresse hídrico, que tem atingido a região. “A adubação biológica é um dos produtos que ajudam a cuidar do nosso bem maior, que é a terra”, complementa.

Para o gerente da área de Desenvolvimento de Mercado e Novos Negócios da MICROGEO®, Antônio Marcos Corder, a participação da empresa no evento teve como objetivo “abrir as portas” para o uso da adubação biológica na região. “Queremos estar cada vez mais próximos dos produtores de cana e dos representantes de usinas, pois sabemos que podemos contribuir e muito com as novas exigências do mercado, especialmente no que diz respeito a maior longevidade do canavial, melhor aproveitamento dos insumos e menores fatores de emissão de poluentes”, finalizou.

Como funciona o MICROGEO®? – O MICROGEO® é o Adubo Biológico que restabelece o microbioma do solo – o conjunto de microrganismos que vivem e interagem em um ambiente. Produzido na propriedade rural pelo próprio agricultor, com total suporte dos técnicos da empresa, o Adubo Biológico MICROGEO® age desta forma por ser constituído de alta biodiversidade de microrganismos exclusivos e adaptados ao local de uso, bem como por nutrientes que favorecem a atividade microbioma nativa do solo, como os fungos micorrízicos.

Como os microrganismos e nutrientes do Adubo Biológico MICROGEO® são exclusivos da localidade, ao restabelecer a biodiversidade microbiana do solo e estimular seu microbioma, promove benefícios que atuam no condicionamento das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, seja para agricultura, pecuária ou reflorestamento.

Pode ser aplicado via pulverização, fertirrigação, em qualquer temperatura, luminosidade ou mesmo umidade, em conjunto com defensivos químicos, fertilizantes, biológicos, insumos foliares e vinhaça.

Fonte: Assessoria de Imprensa